Saques foram registrados nesta sexta-feira (26) em alguns edifícios de La Guaira, o estado mais afetado pelos terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira (24), conforme constatou uma equipe da CNN no local.
Durante percursos pela região, foi possível observar pessoas, em sua maioria homens, entrando em imóveis danificados e saindo deles com caixas e sacolas, enquanto acompanhantes, entre eles menores de idade, aguardavam do lado de fora.
Os saques ocorreram sem registros de violência.
A situação acontece dois dias após os terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 que abalaram a Venezuela na tarde de quarta-feira. Os tremores foram sentidos em praticamente todo o país, e La Guaira, na região costeira, foi a área mais atingida.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou estado de desastre natural em La Guaira e determinou o envio de militares à região. Durante uma participação por telefone na emissora estatal VTV, Rodríguez pediu que a população evitasse se deslocar até La Guaira para facilitar os trabalhos de busca e resgate.
Até a tarde desta sexta-feira, o governo da Venezuela informou que 920 pessoas morreram no país e que 1.423 edifícios sofreram algum tipo de dano. Centenas de pessoas estão desaparecidas.
Segundo o balanço oficial, a maior parte das mortes e dos imóveis afetados está concentrada em La Guaira.