“Colômbia votou pacificamente”, diz Registro Nacional após segundo turno

Hernán Penagos, chefe do Registro Nacional da Colômbia, afirmou que a votação do segundo turno da eleição presidencial da Colômbia ocorreu de maneira pacífica.

A fala foi feita enquanto a agência começa a publicar os primeiros boletins preliminares da apuração dos votos.

Penagos incentivou os cidadãos a se manterem informados por meio dos canais oficiais e da mídia e a receberem os resultados “com calma”.

“Demonstramos que as instituições colombianas são fortes”, acrescentou, e assegurou que os cidadãos podem ter “absoluta confiança” no sistema eleitoral.

Será eleito o candidato que obtiver o maior número de votos, independentemente de ultrapassar ou não 50% do total.

O vencedor deve tomar posse no dia 7 de agosto de 2026 e substituir Gustavo Petro.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *