O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, venceu a 41ª edição do Film Independent Spirit Awards de Melhor Filme Internacional e segue consolidando a presença forte na temporada de prêmios.
A cerimônia ocorreu na noite deste domingo (15) e contou com a presença de Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho em meio a estrelas da indústria de Hollywood.
Em seu discurso de aceitação do prêmio, Kleber Mendonça Filho celebrou a vitória em meio ao Carnaval brasileiro e dedicou o prêmio ao ator alemão Udo Kier, que esteve no elenco dos filmes do cineasta “O Agente Secreto” (2025) e “Bacurau” (2019) e faleceu em novembro de 2025.
O Spirit Awards é uma premiação norte-americana dedicada a filmes independentes, com foco em obras que custam menos de 30 milhões de dólares.
Organizada pela Film Independent, a cerimônia costuma destacar produções autorais e inovadoras, muitas vezes lançando tendências para outras premiações, como o Globo de Ouro e o Oscar.
O reconhecimento ajuda na visibilidade de “O Agente Secreto” em sua caminhada rumo ao Oscar 2026, apesar de o filme de Kleber Mendonça Filho não ter batido de frente nessa premiação com seu maior concorrente, o norueguês “Valor Sentimental”.
O filme concorre em quatro categorias da principal premiação do cinema: Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Filme e Melhor Elenco (categoria inédita).
Brazil’s ‘The Secret Agent’ is BEST INTERNATIONAL FILM at the 2026 #SpiritAwards. 🇧🇷
Directed by Kleber Mendonça Filho. pic.twitter.com/KIe8vvzafI
— Film Independent (@filmindependent) February 15, 2026
Confira os concorrentes na categoria vencida por “O Agente Secreto”:
MELHOR FILME INTERNACIONAL
- “Tudo o que Resta de Você”
Palestina, Jordânia, Alemanha, Chipre
Diretora: Cherien Dabis - “Como se Tornar uma Galinha-d’Angola”
Zâmbia, Reino Unido, Irlanda
Diretora: Rungano Nyoni - “Um Poeta”
Colômbia
Diretor: Simón Mesa Soto - “O Agente Secreto”
Brasil
Diretor: Kleber Mendonça Filho - “Sirāt”
Espanha
Diretor: Oliver Laxe