As escolas de samba Unidos do Viradouro, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Grande Rio e Beija-Flor de Nilópolis encerram a segunda fase de ensaios técnicos do Grupo Especial neste domingo (8).
Com entrada gratuita, será necessário apresentar o ingresso digital retirado anteriormente no aplicativo do Rio Carnaval. No entanto, para aqueles não conseguiram o acesso, também será possível acompanhar à moda antiga, sem cadastro, até a lotação de cada setor das arquibancadas e frisas.
Ao longo da noite, o público terá a oportunidade de acompanhar o que as agremiações cariocas estão produzindo para a folia oficial, marcada para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
Por dentro dos enredos do Grupo Especial
Neste ano, a vermelha e branca de Niterói defende o enredo “Pra cima, Ciça”, em homenagem ao seu lendário mestre de bateria, Ciça. A ideia é celebrar a trajetória do artista no samba, a partir de um desfile grandioso, marcado pela força da bateria Furacão Vermelho e Branco.
Enquanto isso, a Imperatriz Leopoldinense apresenta “Camaleônico”, para exaltar a obra e virtuosidade performática de Ney Matogrosso, nome por trás de sucessos como “Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima”, “O Vira”, “Homem com H” e “Metamorfose Ambulante”.
Já a Acadêmicos do Grande Rio, que terá Virginia Fonseca em sua estreia como rainha debateria, explora o movimento cultural brasileiro manguebeat, que surgiu em Recife, Pernambuco, no início dos anos 1990, misturando ritmos regionais como o maracatu com rock, hip-hop e música eletrônica.
Por fim, a atual campeã da folia, Beija-Flor de Nilópolis, conta a história de Bembé do Mercado, reconhecido como maior e único candomblé de rua do mundo, realizado anualmente em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano.
Veja a programação de ensaios técnicos deste domingo (8)
- 18h: Escolas de samba mirins – abertura
- 19h: Unidos do Viradouro
- Imperatriz
- Acadêmicos do Grande Rio
- Beija-Flor de Nilópolis