Salão do Automóvel de São Paulo: confira destaques do 2º dia

O segundo dia de coletivas de imprensa do Salão do Automóvel de São Paulo foi dominado pela manhã pelo grupo Stellantis. As marcas dividiram espaço no palco com as apresentações e novidades exibidas nos estandes das marcas. 

Entre as novidades, a Stellantis revelou que a Leapmotor será a quarta marca do Grupo a fabricar na plana de Goiana (PE). Agora, a marca chinesa une-se na unidade a Fiat, Jeep e Ram. 

Em conversa com jornalistas, o presidente da Stellantis na América do Sul, Herlander Zola, afirmou que a data para início da produção em Goiana ainda não está definida.  

“A decisão já foi tomada. Nós temos claramente uma expectativa de crescer e crescer rápido com a Leapmotor aqui no Brasil”, destacou Zola. O executivo também não revelou qual será o primeiro modelo produzido na unidade de Goiana. 

O evento acontece para o público geral entre 22 a 30 de novembro, no Anhembi, no entanto, membros da imprensa já puderam ter um gostinho do que a mostra reserva para os amantes de carros. Confira os destaques do primeiro dia.

Fiat 

O estande da Fiat contará com alguns modelos. O Abarth 600e Scorpionissima é destaque da marca no Salão. O modelo esportivo conta com 280 cv de potência e 35,1 kgfm de torque. 

Os visitantes ainda poderão conferir de perto a edição especial do Pulse Abarth Stranger Things, o Fastback Abarth, Titano Black by Mopar, Strada Pipeline (com elementos para os apaixonados pelo mar e esportes) e o conceito Dolce Camper. 

Abarth 600e: revelados mais detalhes do carro mais potente da história da marca • Divulgação
Abarth 600e: revelados mais detalhes do carro mais potente da história da marca • Divulgação

Peugeot

A marca francesa trouxe para o salão o 3008 GT, um SUV equipado com motor 1.6 THP de 180 cv e 30,5 kgfm de torque. A marca não revelou se o modelo será comercializado no Brasil e apenas o trouxe como demonstração para a mostra automotiva. 

O Peugeot 208 GTi elétrico também está em demonstração no estande da marca. Além disso, a marca propõe ativações em seu estande e test-drive com os recém-lançados Peugeot 208 GT T200 Hybrid e 2008 GT T200 Hybrid, este último também estará exposto no estande. 

Peugeot 3008 GT • Rodrigo Barros/CNN
Peugeot 3008 GT • Rodrigo Barros/CNN

Citroën

A marca também faz presença no Salão e mostra o inédito C5 Aircross, um SUV 100% elétrico que já foi lançado no mercado europeu. O Citroën C3 XTR, Citroën Aircross XTR 7L Turbo 200 e Citroën Basalt Dark Edition Turbo 200 também são atrações no estande da montadora. 

Citroën C5 Aircross • Rodrigo Barros/CNN
Citroën C5 Aircross • Rodrigo Barros/CNN

Jeep

A marca confirmou a chegada do Avenger para 2026 com produção localizada em Porto Real (RJ). O SUV compacto é o quarto modelo nacional da Jeep no Brasil, ao lado de Renegade, Compass e Commander. 

O Jeep Avenger tem linhas com elementos clássicos da marca e segundo a fabricante será o modelo com o maior nível de tecnologia da categoria. Outros destaques são o Jeep Convoy, o Jeep Recon (100% elétrico) e o novo Jeep Cherokee.  

Jeep Avenger • Rodrigo Barros/CNN
Jeep Avenger • Rodrigo Barros/CNN

RAM

O principal destaque da marca do carneiro é a nova picape Ram Dakota. A picape utiliza o mesmo conjunto da Titano, com motor 2.20 turbodiesel de 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. 

Além da picape média, os visitantes também poderão ver de perto a nova Ram 1500 RHO, equipada com motor 3.0 Hurricane High-Output de 547 cv e 74,6 kgfm de torque. 

A Ram 3500 Mega Cab Dually também tem um local reservado para visitação no estande da fabricante. 

Ram Dakota • Rodrigo Barros/CNN
Ram Dakota • Rodrigo Barros/CNN

Lecar

Em uma apresentação pouco convincente, a marca brasileira Lecar também subiu ao palco para apresentar os produtos aos jornalistas. Ainda sem um carro fabricado, apenas com protótipo mockup, a Lecar promete fábrica para o Brasil e 150 concessionárias já para o ano de 2026.

O novo planejamento da empresa prevê o início das obras ainda no primeiro trimestre de 2026, com produção dos primeiros modelos em série programada para o segundo semestre de 2027.

A marca projeta três carros para o Brasil, o 456, a picape Campo e um SUV estilo off-road chamado de Tático. Segundo o CEO da Lecar, Flávio Figueiredo Assis, o modelo é um “Troller melhorado”. 

Picape Lecar Campo • Rodrigo Barros/CNN
Picape Lecar Campo • Rodrigo Barros/CNN

MG Motor 

A MG Motor chega ao Salão do Automóvel de SP com diversos modelos. Como parte dos planos, a marca anunciou 70 concessionárias até o fim de 2026. 

Entre os modelos, a marca revelou um aumento do portfólio. Para o Brasil, a marca já tem alguns nomes e preços anunciados e com vendas abertas. Os preços variam entre R$ 195.800 até R$ 499.800. 

MG Motor também tem novidades para o Salão de SP • Divulgação
MG Motor também tem novidades para o Salão de SP • Divulgação

BYD 

A BYD relevou a nova submarca de luxo, a Denza para o Brasil. A marca foi criada em 2010 em uma joint-venture com a Mercedes-Benz. O B5 é um SUV off-road que estreia a empresa no país. O jipão híbrido tem 1.200 km de autonomia e 677 cv de potência. 

Além dele, a marca também deve lançar outros dois modelos em 2026: Z9 GT no primeiro semestre e a minivan D9 no segundo semestre. 

Denza B5 • Rodrigo Barros/CNN
Denza B5 • Rodrigo Barros/CNN

Caoa

Mais uma marca está confirmada para o mercado nacional. A Caoa Changan é uma nova joint-venture do grupo brasileiro com a chinesa, que também é detentor da Caoa Chery. 

A marca chegará com dois carros: o Avatr 11, SUV cupê, e o Avatr 012, crossover que combina características de cupê e até de sedãs. 

Caoa Changan Avatr 12 • Rodrigo Barros/CNN
Caoa Changan Avatr 12 • Rodrigo Barros/CNN

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *