Organizações internacionais elogiam Brasil em impasses, mas alertam riscos

As organizações internacionais WWF e Greenpeace avaliaram como positiva, mas ainda insuficiente, a decisão da presidência da COP30 de avançar com dois pacotes de negociação para tentar destravar os principais impasses da conferência. As reações foram divulgadas nesta segunda-feira (17) e obtidas pela CNN Brasil.

O WWF afirmou que o anúncio dos dois blocos — um político, conhecido internamente como Pacote Belém, e outro técnico — é uma “evidência encorajadora de progresso”, destacando que houve melhora no engajamento entre os países desde a primeira semana. A entidade vê possibilidade de a COP30 entregar roteiros para a transição para longe dos combustíveis fósseis e para o fim do desmatamento, mas alerta que o tempo está se esgotando para fechar um acordo que responda à lacuna de emissões e amplie o financiamento climático.

O Greenpeace também considera a estratégia um passo correto ao tentar equilibrar ambição climática e financiamento — temas que travam as conversas há dias —, mas diz que o conteúdo dos pacotes ainda é incerto e mistura propostas fortes e fracas. Segundo a organização, é essencial que os países avancem para garantir mapas do caminho para eliminar o desmatamento e os combustíveis fósseis, pontos que classifica como centrais para o sucesso da conferência. Reativa

Paralelamente, o Greenpeace prepara para esta semana um protesto em Belém para denunciar o que chama de “lacuna de ambição” nas negociações. A mensagem do ato será que “o Acordo de Paris está na corda bamba”, em referência ao risco de que os países deixem a COP30 sem medidas concretas para manter vivo o limite de 1,5°C. A mobilização pretende pressionar delegações que resistem às propostas mais ambiciosas inseridas nos pacotes.

O anúncio da presidência dos dois blocos ocorre em meio a uma corrida contra o tempo. Internamente, negociadores admitem que há muitos textos em aberto e que será difícil concluir tudo até sexta-feira, prazo oficial de encerramento da COP30. Os pacotes ainda serão revisados ao longo da semana e poderão sofrer ajustes conforme as consultas avançarem.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *