A atriz Diane Keaton morreu aos 79 anos neste sábado (11), em Los Angeles. Ícone de Hollywood e vencedora do Oscar, ela viveu uma vida marcada por decisões firmes e autênticas. Entre elas, a de nunca se casar e criar sozinha dois filhos adotivos, Dexter e Duke.
Diane sempre foi muito aberta ao falar sobre a decisão de permanecer solteira. Em uma entrevista em 2023, revelou que não namorava há mais de 15 anos e que estava satisfeita com essa escolha.
“Acho que sou estranha”, disse com humor. “Não acho que teria sido uma boa ideia me casar, e estou muito feliz por não ter feito isso.”
Embora tenha tido relacionamentos com nomes famosos como Al Pacino, Woody Allen e Warren Beatty, Diane nunca quis um casamento tradicional. Segundo ela, a decisão estava ligada à sua percepção de que o casamento não era compatível com sua personalidade. Ainda assim, a maternidade se tornou parte fundamental da vida dela.
Keaton se tornou mãe pela primeira vez aos 50 anos, ao adotar Dexter, em 1996. Cinco anos depois, em 2001, adotou Duke, seu segundo filho. Em entrevistas, ela contou que a vontade de ser mãe surgiu como uma ideia amadurecida ao longo do tempo, e não como um desejo incontrolável.
“Ser mãe não era algo que eu sentia que precisava desesperadamente, mas sim algo que pensei durante muito tempo. Então, mergulhei de cabeça”, disse em entrevista à Ladies’ Home Journal.
Quem são os filhos de Diane Keaton?
Dexter Keaton nasceu em 15 de dezembro de 1995 e foi adotada por Diane em 1996. Hoje com 29 anos, ela leva uma vida reservada, longe dos holofotes. No LinkedIn, consta que ela estudou tecnologia veterinária no Carrington College California-Pomona.
Em junho de 2019, começou a namorar Jordan White, com quem se casou em junho de 2021. A cerimônia teve a presença de Diane e do irmão Duke, e Dexter compartilhou as fotos no Instagram.
Apesar da fama da mãe, Dexter preferiu não seguir carreira no cinema. Segundo Diane, isso era algo positivo: “Eles [os filhos] não se interessam pelo que eu faço, e acho isso muito saudável”, afirmou em 2007.
Duke Keaton nasceu em 8 de fevereiro de 2000 e foi adotado por Diane em 2001. Assim como a irmã, ele mantém uma vida discreta, mas demonstrava desde pequeno um interesse artístico, especialmente pela fotografia
Diane frequentemente compartilhava fotos do filho nas redes sociais, inclusive um vídeo comemorando o aniversário de Duke em 2022, com imagens dele ainda criança.
Em entrevistas, Diane falava sobre como a maternidade mudou a forma dela de enxergar a vida: “Tudo o que você faz como mãe é se preocupar, mas sem deixar os filhos saberem disso”, disse à Life Magazine.