A Sessão da Tarde desta segunda-feira (29) exibe o filme “Meu Amigo Enzo” (2019), sobre um piloto de Fórmula 1 e seu cachorro de estimação, que aprende sobre a vida ao prestar atenção no dono.
Na trama, o piloto de corrida Denny Swift (Milo Ventimiglia) decide adotar um filhote de cachorro que se torna seu fiel companheiro, Enzo.
A história é contada a partir da perspectiva de Enzo, que compartilha seus aprendizados enquanto observa o dono nas pistas de corrida e em seus relacionamentos amorosos.
“Meu Amigo Enzo” é inspirado no livro best-seller “A arte de correr na chuva” – nome original do filme em inglês –, escrito pelo americano Garth Stein. O livro também é contado a partir do ponto de vista do cão, que recorda seus aprendizados em seus últimos momentos de vida.
Em entrevista ao site oficial Ayrton Senna, o escritor revelou que estava presente em uma das vitórias icônicas do piloto Ayrton Senna no GP de Detroit de 1986, e que se inspirou no talento do brasileiro para criar o personagem Denny Swift.
Assim como Senna, Swift também é um corredor que se sai melhor na pista em dias chuvosos. O piloto brasileiro também é citado algumas vezes no filme, tanto pelo cachorro Enzo, como por seu dono.
“A dedicação dele [de Senna], consideração e habilidade eram muito grandes, é claro. Mas também, sua criatividade, inspiração e espiritualidade são importantes, eu acho, para elevar o ‘ofício’ para uma verdadeira ‘arte’ de ser piloto das corridas”, disse Garth Stein ao portal oficial Ayrton Senna.