O campeão mundial de surfe, Yago Dora, analisou a transformação do esporte nos últimos anos.
Durante entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (21), o atleta falou sobre a entrada de novas marcas, a quebra de preconceitos e a importância de planejamento financeiro para atletas de alto rendimento.
Dora elogiou a mudança de percepção em relação ao esporte, antes associado a estigmas.
Muita gente via o surf como um esporte de vagabundo, de gente que quer ir para praia, quer ficar usando droga, só curtindo, mas hoje em dia o surf é um esporte muito sério. Acho que as empresas, muita gente tá vendo isso. A gente vê CEO de empresas enormes que praticam surf. Então, o surf tá alcançando cada vez mais lugares, assim, importantes.
Segundo o surfista, a inclusão da modalidade no calendário olímpico acelerou esse processo de crescimento.
“A entrada para as Olimpíadas é algo que fez o esporte ir para um nível ainda maior também. Espero que cada vez mais gente tenha acesso ao surf e que o surf possa fazer bem para mais pessoas, porque quem surfa sabe, o surf é muito bom, a gente se sente bem depois de um surf”, refletiu.
Dora explicou que essa evolução abriu espaço para mais oportunidades de negócios e maior visibilidade para o esporte.
Eu acho que é muito legal essa expansão assim do surf. Para mais gente ter acesso ao que é o lifestyle do surf: é algo muito saudável, algo que traz tanta alegria para a gente que pratica. (…) Muitas marcas grandes querendo investir no surf. Acho que a gente pode se beneficiar disso. Algo muito legal e vai expandindo o esporte cada vez mais.
Lifestyle lucrativo
A presença de marcas de segmentos variados, segundo o atleta, está ligada ao estilo de vida associado à prática.
“Eu acho que o surf promove esse negócio do bem-estar, da saúde. Então, todas as marcas que tão buscando ir mais para esse lado tão começando a entrar mais no surf, porque exatamente isso, você se sente bem surfando, você quer estar saudável para surfar, você quer estar comendo bem, dormindo bem”, explicou.
Ele reforçou que o interesse das marcas está diretamente ligado à saúde e ao bem-estar que o esporte promove: “Então essas marcas que promovem esse lifestyle de bem-estar, de saúde estão cada vez mais ingressando no surf.”
Expansão no mercado
O principal patrocinador de Yago Dora é a Volcom, que acompanha o atleta desde os 15 anos.
A marca, especializada em roupas de surf, skate e snowboard, representa o apoio principal do surfista, como ocorre na maior parte dos atletas da modalidade.
Além da Volcom, Dora contou que hoje me dia tem parcerias com marcas de diferentes segmentos, incluindo energéticos, bebidas, suplementos e equipamentos esportivos.
Eu tenho apoiadores desde o início da minha carreira (…) e vários novos, que com essa expansão do surf, com esse boom que a gente tá tendo, querem apoiar um atleta que tá brigando por títulos. Então, é legal. É bom que eu estou me beneficiando desse crescimento do esporte.
O surfista destacou ainda o interesse de empresas de outros setores, como fabricantes de colchão, reforçando a expansão do mercado ligado ao esporte e ao estilo de vida do surf.
CNN Esportes S/A
Com Yago Dora, campeão mundial de surfe, o CNN Esportes S/A chega à 109ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.