Funeral de Charlie Kirk reunirá até 100 mil neste domingo; veja detalhes

Nos Estados Unidos, milhares de pessoas se reunirão neste domingo (21) para homenagear a vida do ativista conservador assassinado Charlie Kirk em uma cerimônia memorial que deve ressaltar sua influência na política americana.

Com uma programação de discursos dos mais altos escalões do governo dos EUA, incluindo o presidente Donald Trump, o funeral de Kirk deve se assemelhar a um funeral de Estado para o movimento conservador dos EUA, carregando consigo toda a gravidade — e preocupações de segurança — que tal ocasião acarreta.

O Serviço Secreto será a agência líder na coordenação da segurança no evento, que a polícia de Glendale estimou que deve atrair cerca de 100 mil pessoas.

O que sabemos sobre o funeral de Charlie Kirk:

A cerimônia e os discursos

O velório de Kirk será realizado no estádio State Farm, em Glendale, no estado do Arizona, neste domingo, 11 dias após ele ter sido morto a tiros durante um evento no campus da Universidade Utah Valley.

O velório está programado para começar às 15h, horário de Brasília, de acordo com uma página da organização de Kirk, a Turning Point USA.

O memorial contará com a presença de líderes americanos e conservadores que prestam homenagem ao ativista assassinado, que era um aliado próximo do presidente. Trump disse no início desta semana que “dirá algumas palavras” na cerimônia.

“Vamos a um culto no domingo. Sairei com algumas pessoas nesta sala, só para celebrar Charlie e tudo o que ele fez”, disse Trump na quinta-feira em uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.

Kirk era uma “grande pessoa”, disse o presidente, acrescentando que acreditava que Kirk poderia se tornar presidente um dia.

Além do presidente, a Turning Point USA também informou que o vice-presidente JD Vance e a viúva de Kirk, Erika, farão discursos.

Erika Kirk, que teve dois filhos pequenos com Kirk, prometeu dar continuidade ao trabalho do falecido marido, incluindo suas visitas a universidades e seus podcasts. Na quinta-feira, a Turning Point USA anunciou que ela é a nova CEO da organização.

Além dos principais discursos, vários outros funcionários do governo Trump e personalidades conservadoras de destaque devem comparecer, destacando a importância de Kirk na política republicana e seus relacionamentos com membros da Casa Branca e do gabinete de Trump.

A chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., o secretário de Defesa, Pete Hegseth, a diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, e o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, também devem fazer comentários, assim como Donald Trump Jr. e Tucker Carlson, ex-apresentador da Fox News e comentarista conservador.

Homenagem a Charlie Kirk, ativista pró-Trump assassinado nos EUA • Caitlin O'Hara/rEUTERS
Homenagem a Charlie Kirk, ativista pró-Trump assassinado nos EUA • Caitlin O’Hara/rEUTERS

A música será conduzida por proeminentes músicos cristãos contemporâneos como Chris Tomlin, Brandon Lake, Phil Wickham, Kari Jobe e Cody Carnes.

A participação será “grande”, diz Trump

O estádio State Farm — casa do Arizona Cardinals da NFL — tem capacidade para mais de 63 mil pessoas, de acordo com seu site, com capacidade de expansão para acomodar mais 10 mil.

Embora o número exato de participantes não esteja claro, a multidão pode ultrapassar 100 mil pessoas, disse o porta-voz da polícia de Glendale, Moroni Mendez, à CNN no sábado (20).

“Teremos um estádio, e aposto que esse estádio estará bem lotado, talvez completamente lotado”, disse Trump na segunda-feira, quando questionado sobre o memorial. “Será grandioso.”

Para comparecer pessoalmente ao funeral, é necessário fazer inscrição através da Turning Point USA, que informou que as pessoas serão recebidas por ordem de chegada.

Isso inclui informar nome, e-mail, número de telefone e CEP, e orientações adicionais foram fornecidas aos participantes no sábado à noite. A abertura das portas está prevista para por volta das 11h, horário de Brasília.

O estacionamento será gratuito, mas a Turnpoint USA pediu aos participantes que compartilhem o carro, se possível. Os participantes também devem seguir um código de vestimenta: “Melhores trajes de domingo – vermelho, branco ou azul”.

Haverá assentos extras disponíveis na arena Desert Diamond Arena, do outro lado da avenida em que fica o estádio, de acordo com a Turning Point USA. O evento também será transmitido ao vivo pela conta de Kirk no Rumble, informou a organização.

Charlie Kirk, influenciador pró-Trump baleado nos EUA • Reuters
Charlie Kirk, influenciador pró-Trump baleado nos EUA • Reuters

Desafios de segurança

Com tantos líderes americanos presentes, o funeral de Kirk representará um grande teste para as autoridades policiais, especialmente o Serviço Secreto, que será a principal agência a coordenar a segurança, embora já esteja sobrecarregado e sob pressão em uma era de crescente violência política.

“Nossas equipes já estão em Phoenix e Glendale, trabalhando lado a lado com parceiros estaduais, locais e federais. Juntos, estamos totalmente comprometidos em garantir que esses eventos solenes recebam a proteção e o apoio abrangentes de que necessitam”, disse William Mack, agente especial responsável pelo escritório regional de Phoenix, em um comunicado.

Depois que um homem armado foi detido na sexta-feira no estádio Glendale e autuado por suspeita de se passar por policial e portar uma arma em um local proibido, o produtor executivo do “The Charlie Kirk Show”, Andrew Kolvet, disse que o homem estava fazendo “segurança avançada para um convidado conhecido” que planejava comparecer ao culto.

“Não acreditamos que essa pessoa estivesse tentando algo nefasto, disse Kolvet em um comunicado na tarde de sábado.

O Serviço Secreto dos EUA informou que o homem estava “exibindo comportamento suspeito” e afirmou que ele falsamente se passou por um policial, segundo autoridades do Departamento de Segurança Pública do Arizona. Ele foi liberado sob fiança.

Kolvet também observou que o incidente ocorreu antes que o local fosse “totalmente fechado”.

O memorial recebeu a classificação de evento especial Nível 1, disse um alto funcionário do Departamento de Segurança Interna – a mais alta classificação desse tipo. A classificação SEAR-1, anteriormente concedida a outros grandes eventos como o Super Bowl e o Kentucky Derby, libera recursos federais em todo o governo federal para coordenar a segurança.

“Esta designação é reservada para eventos de altíssima importância nacional e permite que o governo federal forneça toda a gama de recursos de segurança e aplicação da lei necessários para dar suporte às autoridades locais na garantia de um evento seguro e bem-sucedido”, disse a autoridade.

As agências de segurança nacional dos EUA “não têm informações que indiquem uma ameaça verificada e crível” ao evento, de acordo com uma avaliação conjunta de ameaças obtida pela CNN. Mas a avaliação observa que extremistas “podem ver o serviço memorial ou eventos relacionados como alvos de ataque atraentes devido à presença dessas pessoas, de outros altos funcionários do governo americano, de autoridades estaduais e locais e de ativistas políticos, e devido à grande atenção da mídia internacional”.

A avaliação de ameaças indica que as autoridades observaram “várias ameaças de credibilidade desconhecida” a algumas das pessoas que devem comparecer à cerimônia, incluindo a família Kirk, Trump e Vance, mas não especifica nenhuma ameaça ao evento em si.

Desde o assassinato de Kirk, fontes dizem ter observado fluxos de ódio online de pessoas de diversas afiliações políticas, mas não estão rastreando nenhuma ameaça confiável.

A Turning Point sinalizou que os participantes devem esperar “triagem de nível TSA”, dizendo em sua página da web para o memorial que “medidas de segurança avançadas estão em vigor, o que pode resultar em tempos de espera mais longos do que o normal”. Bolsas não serão permitidas na entrada.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *