O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se encontrou com o enviado especial dos EUA para a Ucrânia, Keith Kellogg, na segunda-feira (14) em Kiev, onde discutiram o reforço das defesas aéreas da Ucrânia e a compra de armas por Kiev com ajuda europeia.
A reunião ocorreu um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, dizer que enviaria mísseis de defesa aérea Patriot para a Ucrânia e antes do anúncio esperado na segunda-feira (14) de um novo plano dos EUA para armar Kiev com armas ofensivas.
“Discutimos o caminho para a paz e o que podemos fazer juntos, na prática, para aproximá-la. Isso inclui o fortalecimento da defesa aérea da Ucrânia, a produção conjunta e a aquisição de armas de defesa em colaboração com a Europa”, escreveu Zelensky no X. “E, claro, sanções contra a Rússia e aqueles que a ajudam.”
I met with @generalkellogg, the U.S. Special Envoy. We had a productive conversation.
We discussed the path to peace and what we can practically do together to bring it closer. This includes strengthening Ukraine’s air defense, joint production, and procurement of defense… pic.twitter.com/TCxJwU6q9N
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 14, 2025
Trump, que começou seu segundo mandato com uma abordagem mais conciliatória com a Rússia, sinalizou nas últimas semanas seu desencanto com o presidente russo Vladimir Putin, já que Moscou intensificou os ataques aéreos contra Kiev e outras cidades ucranianas.
Um alerta de ataque aéreo foi declarado em Kiev logo após a reunião.