O Sport viveu, na tarde desta quinta-feira (27), mais um capítulo decisivo na turbulenta temporada de 2025. O presidente Yuri Romão e o vice-presidente executivo, Raphael Campos, apresentaram cartas de renúncia aos cargos na Diretoria Executiva do clube.
A decisão ocorre após a queda do Sport para a Série B do Campeonato Brasileiro e em meio a um cenário de forte instabilidade política nos bastidores rubro-negros. Ambos deixam oficialmente as respectivas funções no dia 12 de dezembro.
Em carta, Yuri Romão afirmou assumir a responsabilidade pelos equívocos cometidos ao longo da gestão e pediu desculpas à torcida pelos erros cometidos durante a temporada, que culminaram no rebaixamento.
“Venho, com respeito à instituição que me confiou a presidência e com profundo sentimento de responsabilidade, apresentar minha renúncia ao cargo de presidente do Sport Club do Recife, com efeito a partir de 12 de dezembro de 2025. Assumo a responsabilidade pelos erros e pelas decisões”, escreveu.
“Sei do sofrimento e peço desculpas aos torcedores, atletas, funcionários e a todos que depositaram confiança em nossa gestão. Reconheço que, em alguns momentos, perdemos a conexão com as arquibancadas e lamento profundamente ter, em parte, frustrado esse vínculo”, acrescentou.
Raphael Campos seguiu o mesmo caminho e comunicou a saída citando a instabilidade política que tomou conta do clube. Para ele, o clima ficou “insustentável”, destacando o ambiente interno conturbado.
“Com o coração apertado, mas com a serenidade de quem deu o seu melhor, compreendo que a voz dos verdadeiros donos do Sport, seus torcedores, clama por um novo ciclo e que democraticamente este é o momento de me afastar. Assim, comunico minha decisão de acompanhar o presidente e renunciar ao cargo de vice-presidente executivo do Sport Club Recife, no dia 12 de dezembro de 2025”, declarou.
“Tenho a certeza que lutei até o fim por um Sport mais forte, moderno e unido. O cenário bélico em que a política do clube se transformou tornou insustentável a continuidade da jornada que iniciei ao lado do presidente Yuri Romão e dos companheiros incansáveis de gestão”, completou.
Nova eleição marcada
O Conselho Deliberativo do Sport convocou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para eleger o novo presidente e o vice do Executivo para o biênio 2025/2026. A eleição será realizada no dia 15 de dezembro, das 8h às 18h (de Brasília), na sede do clube, com voto direto e por cédula.
Calendário eleitoral
- Registro das chapas: 1º a 5 de dezembro, até as 18h, na Secretaria da Presidência.
- Análise da documentação: a partir de 6 de dezembro pela Comissão Eleitoral.
- Correções de irregularidades: até 8 de dezembro.
- Homologação definitiva das chapas: 10 de dezembro.
- Divulgação do resultado: até 23h59 de 15 de dezembro.
- Julgamento de recursos, caso existam: 18 de dezembro, até as 18h.
Com as renúncias e o calendário definido, o Sport inicia oficialmente a transição para uma nova direção, em meio à tentativa de reorganizar o clube após um ano marcado por resultados negativos e crise política.
Diante de toda essa crise, o Sport volta a campo na sexta-feira (28), às 21h30 (de Brasília), contra o Santos, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada na Vila Belmiro, no litoral paulista.