O YouTube lançou, nesta quarta-feira (23), um conjunto de ferramentas baseadas em inteligência artificial para o Shorts, sua plataforma de vídeos curtos.
O principal destaque é a função “foto para vídeo”, que transforma imagens estáticas da galeria do celular em vídeos curtos e animados, com duração de até seis segundos.
A IA reconhece o conteúdo da imagem e sugere efeitos temáticos para dar vida à cena, como transformar uma simples foto de paisagem ou objeto em uma animação divertida.
Além disso, criadores agora têm acesso a novos efeitos visuais gerados por IA, que permitem, por exemplo, converter rabiscos em ilustrações ou transformar selfies em vídeos criativos, como cenas subaquáticas ou de “irmãos gêmeos”.
Esses recursos estão disponíveis dentro do aplicativo do Shorts, na aba “Efeitos”, sob a categoria “IA”. Todas as criações feitas com inteligência artificial recebem identificação clara por meio de marcas d’água com a tecnologia SynthID, reforçando a transparência do conteúdo gerado.
Essas novidades estão sendo disponibilizadas gratuitamente nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e devem chegar a outros países ainda em 2025. A tecnologia é baseada no modelo Veo 2, do Google, com previsão de integração do mais avançado Veo 3 nos próximos meses.
O YouTube também anunciou o AI Playground, um espaço dedicado à experimentação com IA, que oferece sugestões de prompts e tutoriais criativos para os usuários
O Google Fotos, por sua vez, também ganhará recursos semelhantes, como o Remix, que transforma imagens em estilos como 3D ou desenho animado.