As ações dos EUA fecharam em território negativo na quinta-feira (9), com os investidores, sem dados econômicos ou quaisquer catalisadores que influenciassem o sentimento, aproveitando a oportunidade para consolidar as ações antes da temporada de resultados do terceiro trimestre.
O S&P 500 e o Nasdaq recuaram em relação às máximas recordes de fechamento de quarta-feira (8), enquanto o índice Dow Jones fechou com o maior declínio percentual.
“O ciclo de lucros está chegando e é preciso esperar para ver se veremos o mesmo nível de consistência no crescimento dos lucros no próximo trimestre que vimos nos dois últimos trimestres”, disse Matthew Keator, sócio-gerente do Keator Group, uma empresa de gestão de patrimônio em Lenox, Massachusetts.
“Junte isso à incerteza em torno da falta de dados vindos de Washington e de como o Fed lidará com isso, e é natural ver uma pequena retração.”
A pausa no mercado de ações ocorre em meio a uma forte alta, impulsionada em grande parte pela ascensão da tecnologia de inteligência artificial. A alta gerou preocupações sobre a formação de uma bolha , o que pode ser um prenúncio de uma correção iminente.
Domingo (12) marcará o terceiro aniversário do atual mercado de alta; o índice de referência S&P 500 atingiu o ponto mais baixo do seu ciclo de mercado atual em 12 de outubro de 2022, na esteira do aperto monetário imposto pelo Fed.
Nesse período, embora as mega ações de tecnologia e suas adjacentes tenham impulsionado o índice em quase 90%, a história sugere que o atual mercado de alta ainda tem gás de sobra.
A paralisação do governo americano entrou em seu nono dia, com poucos sinais de progresso. Consequentemente, os participantes do mercado continuam privados de dados econômicos essenciais.
E com o início da temporada de resultados do terceiro trimestre a poucos dias, a escassez de catalisadores que movam o mercado está concentrando a atenção dos investidores nas declarações dos formuladores de política monetária em busca de pistas sobre as intenções de corte de juros do banco central até o final do ano.
O presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, é favorável a mais reduções nas taxas de juros antes do final do ano devido aos riscos enfrentados pelo enfraquecimento do mercado de trabalho, disse ele em uma entrevista ao New York Times publicada na quinta-feira.
Os mercados financeiros estão atualmente precificando uma probabilidade de 94,6% de que o Fed implementará um corte de 25 pontos-base na taxa de juros na conclusão de sua reunião de 28 e 29 de outubro, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
O Dow Jones caiu 243,36 pontos, ou 0,52%, para 46.358,42, o S&P 500 perdeu 18,61 pontos, ou 0,28%, para 6.735,11 e o Nasdaq perdeu 18,75 pontos, ou 0,08%, para 23.024,63.
Na terça-feira da semana que vem, JPMorgan Chase, Goldman Sachs, Citigroup CN e Wells Fargo devem divulgar seus resultados trimestrais, marcando o lançamento não oficial da temporada de lucros do terceiro trimestre.
Analistas atualmente preveem um crescimento anual dos lucros do S&P 500 de 8,8% no período de julho a setembro, mais fraco que os 13,8% do segundo trimestre e o crescimento anual de 9,1% do trimestre anterior, de acordo com os dados mais recentes da LSEG.
A Delta Air Lines apresentou uma previsão otimista para o trimestre atual, após divulgar lucros acima do esperado no terceiro trimestre. As ações da companhia aérea subiram 4,3%.
Outras companhias aéreas dos EUA também ganharam, impulsionando o índice S&P 1500 Airlines em 1,9%.