As autoridades da Polônia informaram ter corrigido uma falha nos sistemas de controle de tráfego aéreo que interrompeu brevemente as decolagens na capital Varsóvia e outras cidades na manhã deste sábado (19), e que as operações estavam voltando ao normal.
O Aeroporto Chopin de Varsóvia informou que as decolagens e pousos estavam funcionando normalmente ao meio-dia (horário local).
Interrupções anteriores forçaram as autoridades a limitar o número de voos no espaço aéreo polonês.
Os aeroportos de Cracóvia, Katowice e Gdansk, na Polônia, também relataram problemas durante a manhã.
“Os problemas temporários foram causados por uma falha que foi prontamente resolvida”, escreveu a Pansa (Agência Polonesa de Serviços de Navegação Aérea) em um comunicado, sem fornecer mais detalhes sobre a falha.
“Após a implementação de todos os procedimentos necessários, o sistema primário de gerenciamento de tráfego aéreo foi restaurado”, informou a agência.
Backups mantiveram os sistemas de segurança funcionando durante a interrupção, acrescentou.
Anteriormente, o Ministério do Interior afirmou que a agência de segurança havia investigado a interrupção e realizado verificações de rotina para detectar algum tipo de sabotagem.
A Polônia e outros países acusaram a Rússia de intensificar campanhas de interrupção e sabotagem desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022 — acusações que Moscou negou.