Em meio a temporais nesta segunda-feira (22), São Paulo registrou tempestades de areia nos municípios de Araçatuba, Marília, Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.
Em Araçatuba, o céu da cidade foi tomado por areia, fumaça e ventos fortes. Nas últimas 24h, os acumulados de chuva chegaram a 15mm e as rajadas de vento alcançaram cerca de 65 km/h.
No município de Lençois Paulista uma coluna de poeira tomou conta do céu da cidade. O fenômeno também foi constatado pela análise de imagens meteorológicas em diversos municípios.
O que causou a tempestade de areia
A intensa massa de ar seco que atingiu o estado na semana passada resultou em vários dias de tempo estável, ausência de chuvas e temperaturas elevadas.
Essa condição ressecou o solo e o tornou mais suscetível ao levantamento de poeira, no momento em que a frente fria e as instabilidades com precipitações significativas atingiram o estado.
Nessas circunstâncias, o deslocamento da poeira em suspensão pode dar origem ao fenômeno conhecido como tempestade de areia.
*Sob supervisão de AR.