Mesmo com parte dos consumidores deixando as compras para os últimos dias antes do Natal, o comércio de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro projeta um crescimento moderado, mas positivo nas vendas.
A estimativa é que o 13º salário injete R$ 30,8 bilhões na economia paulista. Apesar dos juros elevados, a expectativa é de crescimento moderado, com destaque para os setores de moda, calçados, brinquedos, cosméticos, decoração, alimentos, bebidas e serviços.
O consumidor, segundo a entidade, está mais planejado e tem distribuído as compras ao longo do período.
Em São Paulo, o Sindilojas-SP aponta que as compras devem se estender até janeiro, sem concentração exclusiva no Natal. “O brasileiro sempre deixa pra última hora. Na segunda quinzena, a movimentação é sempre maior”, explicou o presidente do Sindlojas-SP Aldo Macri”.
Em Belo Horizonte, a CDL-BH estima que o Natal movimente R$ 2,55 bilhões, alta de 0,9% em relação a 2024. A preferência segue pelo comércio físico: 82,6% dos consumidores pretendem comprar em lojas físicas, principalmente em shoppings e lojas de rua.
O tíquete médio deve ficar em R$ 467, com roupas, brinquedos, calçados e cosméticos entre os presentes mais procurados.
Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL-BH, destaca o comportamento mais cauteloso do consumidor. “Neste mês de dezembro, os consumidores estão pesquisando mais, olhando mais na internet, no digital, mas efetivando as compras nas lojas físicas. Foi isso que nossa pesquisa detectou”, disse.
Crescimento no fim de ano
Já no Rio de Janeiro, CDLRio e SindilojasRio projetam crescimento de 5% nas vendas natalinas, seguido de um aumento de 2% a 3% nas vendas com as festas de ano novo, em comparação com o ano passado.
“A estimativa de aumento das vendas de até 3% está baseada no aumento do fluxo de turistas no Rio de Janeiro, que vem batendo recorde, e em dados da prefeitura que indicam que mais de dois milhões de pessoas deverão aproveitar os festejos na Praia de Copacabana”, disse Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e SindilojasRio.
Nos shoppings da capital paulista, o movimento já reflete o aquecimento típico do período. Segundo Carlos Alcântara, superintendente do shopping Eldorado, a expectativa é de um desempenho positivo neste fim de ano.
“O tíquete médio apresentou aumento e, no shopping, em dezembro deste ano, está em torno de R$ 1.200. Observamos que os consumidores têm diversificado suas escolhas entre presentes tradicionais e experiências, como passeios, jantares e atividades de lazer, afirmou.
Ainda de acordo com o empreendimento, os segmentos que mais se destacam neste período são moda, perfumes e cosméticos, calçados, brinquedos e acessórios.
Roupas lideram a procura, seguidas por perfumes e cosméticos, calçados, brinquedos e acessórios. Também há uma demanda crescente por presentes infantis, alinhada ao fato de que 58% das famílias pretendem presentear crianças neste Natal, segundo a CNDL”, completou.