A cerimônia de despedida da cantora Preta Gil irá ocorrer no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro, na próxima sexta-feira (25).
A informação foi divulgada nas redes sociais de Preta Gil.
O velório será aberto ao público, das 9 às 13 horas.
A família prepara os últimos detalhes para a repatriação do corpo da artista, que morreu nesse domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos.
Ela estava em Nova Iorque realizando um tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. A doença foi enfrentada com coragem ao longo de um ano e meio, período em que a cantora compartilhou com o público momentos de sua luta e da sua recuperação parcial, antes de uma piora no quadro clínico.
Em nota, a família informou que está cuidando dos trâmites para o translado do corpo, mas que ainda não há previsão para a chegada ao Brasil.
Preta Gil, filha do ícone da MPB e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, teve uma trajetória marcada pela ousadia artística, ativismo, defesa das mulheres e da diversidade. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lançou álbuns de sucesso, apresentou programas de TV e se tornou uma voz ativa em pautas sociais.
Como funciona a repatriação?
A repatriação de restos mortais é um procedimento regulado por normas nacionais e internacionais, que exige diversos documentos legais para que o corpo seja transportado de volta ao país de origem.
Para que o translado seja realizado é necessário apresentar as seguintes declarações:
- Certidão de óbito
- Laudo de embalsamamento
- Autorização do Ministério da Saúde
- Passaporte do falecido
- Autorização consular brasileira
- Declaração da funerária
Exceto em casos de cremação, que exigem apenas o certificado de cremação e uma declaração da funerária. O deslocamento pode ser feito por via aérea, terrestre ou marítima.
(Publicado por André Rigue)