O influenciador Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos na manhã desta sexta-feira (15), em São Paulo. Os dois foram conduzidos ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), no bairro Carandiru, na zona Norte da capital paulista.
A captura ocorreu após um segundo pedido do Ministério Público ser acatado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba na tarde da última quinta-feira (14). O primeiro pedido de prisão, realizado na terça-feira (12), havia sido negado pela Justiça.
Investigação e acusações
O caso ganhou repercussão nacional após uma denúncia feita pelo influenciador Felca sobre a adultização de crianças e adolescentes em conteúdos produzidos por Hytalo e pelo marido. Conforme apurado pela CNN, a investigação aponta possíveis crimes de exploração sexual, trabalho infantil artístico irregular – devido à monetização do conteúdo em plataformas como YouTube, TikTok e Instagram – e tráfico humano.
O Ministério Público da Paraíba emitiu uma nota reafirmando seu “compromisso inegociável” com a defesa de crianças e adolescentes. O órgão informou que as investigações foram conduzidas com rigor técnico, mas sofreram prejuízos devido ao vazamento de informações sigilosas, que expôs vítimas a riscos adicionais.
A operação contou com a participação do Ministério Público do Trabalho, da Polícia Civil da Paraíba e de São Paulo, da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do Cyber Lab da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A defesa dos detidos informou, por meio de nota, que analisará o teor do despacho e não descartará a possibilidade de entrar com pedido de habeas corpus.