Quem vai curtir o Carnaval de Salvador entre os dias 12 e 18 de fevereiro deve encontrar um cenário típico do verão baiano: calor, sol entre nuvens e pancadas rápidas de chuva, principalmente nas primeiras horas do dia.
A previsão foi detalhada pelo novo diretor-geral Defesa Civil de Salvador (Codesal), Adriano Silveira, em entrevista à CNN Brasil.
Quatro dias do Carnaval devem registrar chuva fraca a moderada, concentrada entre a madrugada e a manhã. Nos outros três dias, a tendência é de tempo mais firme, com pouca nebulosidade e baixa probabilidade de chuva, segundo o Cemadec (Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil).
De acordo com Adriano Silveira, a chuva prevista não deve provocar transtornos ou estragos, mas sim trazer alívio para o calor intenso e a sensação de abafamento, comuns durante a festa. “São pancadas passageiras, que ajudam a amenizar o calor no meio da multidão e não representam risco significativo”, explicou.
Ele explicou ainda que a instabilidade no período é provocada pela atuação do fenômeno VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), associado à umidade vinda do Oceano Atlântico. Além da chuva, o tempo deve seguir com variação de nebulosidade, aberturas de sol e ventos moderados, com rajadas em torno de 28 km/h.
Dia a dia da previsão
- Na quinta-feira (12), primeiro dia oficial da folia, o tempo terá variação de nuvens, com aberturas de sol e pancadas de chuva entre a manhã e à tarde. De noite, a chance de chuva diminui;
- Na sexta-feira (13), as pancadas devem se concentrar pela manhã, com melhora ao longo da tarde e da noite;
- No sábado (14), há previsão de chuva no início do dia, seguida de períodos de sol e poucas chances de chuva no restante do dia;
- O domingo (15) e a segunda-feira (16) devem ter chuva entre a madrugada e a manhã, com tempo mais estável à tarde e à noite;
- Já na terça-feira (17) e na quarta-feira (18), a tendência é de tempo firme, com sol, pouca nebulosidade e baixa probabilidade de chuva.
Leia também: Pré-Carnaval: veja como fica o tempo no fim de semana de folia
Atenção para as marés
Outro ponto de atenção durante o Carnaval são as condições oceânicas. A Codesal alerta para maiores amplitudes de maré entre os dias 14 e 19 de fevereiro, com registros de maré alta em diferentes horários. A orientação é redobrar os cuidados em áreas da orla, regiões próximas a canais e encostas.
Durante todo o período da folia, a Defesa Civil de Salvador atuará em regime de plantão, com equipes de monitoramento e atendimento de ocorrências. A população pode acionar o órgão pelo telefone 199 em caso de emergência.