O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, disse que vai dedicar sua agenda desta quarta-feira (6) para discutir a obstrução das atividades dos plenários das duas Casas do Congresso Nacional por congressistas da oposição.
“Vamos passar o dia hoje fazendo conversas com os líderes e mais tarde reunir o colegiado. Só isso. A gente vai avaliar, vamos conversar o dia inteiro hoje”, disse Hugo após a participação no Fórum Saúde do Instituto Esfera Brasil.
Diante dos protestos da oposição que impediram o funcionamento de ambas as Casas do Congresso, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal convocaram lideranças partidárias para uma reunião nesta quarta-feira (6). Até então, o encontro estava marcado para a próxima quinta-feira (7), mas Hugo Motta adiantou a reunião diante do imbróglio.
Com as bocas cobertas por adesivos, os parlamentares protestaram contra a medida do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou prisão domiciliar a Jair Bolsonaro (PL). A ação tem como objetivo pressionar o avanço da pauta da anistia aos condenados do 8 de janeiro.
Após a ocupação dos plenários, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre disse, em nota, que o protesto constitui “exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos”.