Vagas de emprego em aberto nos EUA caem 303 mil em novembro, indica JOLTS

As vagas de emprego em aberto nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado em novembro, enquanto as contratações diminuíram, sugerindo que a demanda por mão de obra continuou diminuindo em meio à incerteza econômica.

As vagas de emprego em aberto, uma medida da demanda de mão de obra, caíram em 303.000, para 7,146 milhões no último dia de novembro, de acordo com o Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA no relatório JOLTS divulgado nesta quarta-feira (7).

Os dados de outubro foram revisados para baixo, mostrando 7,449 milhões de vagas de emprego em aberto, ao invés dos 7,670 milhões informados anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam 7,60 milhões de empregos não preenchidos em novembro. As contratações caíram em 253.000 posições em novembro, para 5,115 milhões, o que é consistente com os ganhos fracos de emprego mesmo com o crescimento econômico robusto no terceiro trimestre.

Economistas dizem que a incerteza política, principalmente relacionada às tarifas de importação, deixou as empresas relutantes em aumentar o quadro de funcionários, resultando em uma expansão econômica sem emprego. Alguns empregadores também estão integrando a IA em determinadas funções, diminuindo a necessidade de mão de obra.

Os economistas argumentam que o mercado de trabalho está enfrentando desafios estruturais e não uma fraqueza cíclica.

Uma pesquisa da Reuters com economistas prevê abertura de 60.000 postos de trabalho em dezembro no relatório do governo, que será divulgado na sexta-feira (9), após 64.000 em novembro.

A taxa de desemprego deve ter caído para 4,5%, depois de ter atingido um recorde de mais de quatro anos de 4,6% em novembro. A taxa de desemprego de novembro foi parcialmente distorcida pela paralisação de 43 dias do governo federal, que também impediu a coleta de dados de outubro.

A taxa de desemprego de outubro não foi publicada pela primeira vez desde que o governo começou a acompanhar esse indicador em 1948.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *