A vice-presidente da Comissão Europeia, Kaja Kallas, disse que a União Europeia ajudaria a treinar soldados ucranianos e aplicar novas sanções à Rússia após uma reunião virtual da “Coalizão dos Dispostos” nesta terça-feira (19).
“Putin não pode ser confiável para honrar qualquer promessa ou compromisso,” Kallas escreveu em um post no X. “Portanto, as garantias de segurança devem ser fortes e críveis o suficiente para impedir a Rússia de se reagrupar e atacar novamente.”
Entre essas garantias de segurança, Kallas continuou, será o treinamento da UE para “soldados ucranianos e fortalecimento das forças armadas da Ucrânia e da indústria de defesa.”
“A União Europeia também continuará atacando a economia de guerra da Rússia”, acrescentou Kallas. “O próximo pacote de sanções contra Moscou deve estar pronto no mês que vem.”
Mais cedo nesta terça-feira (19), um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro britânico disse em uma declaração que a coalizão havia discutido como sanções “poderiam ser colocadas sobre Putin até que ele mostrasse que estava pronto para tomar medidas sérias para acabar com sua invasão ilegal.”