A primeira fase do vestibular Unesp 2026 aconteceu neste domingo (2) e exigiu dos candidatos conhecimento em temas da atualidade, com destaques para questões sobre cultura digital, tecnologia e inteligência artificial.
A prova foi caracterizada por textos longos que exigiam do aluno o hábito de leitura, na visão de Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo.
“Prova muito bem elaborada, com uma linguagem que vai desde uma linguagem acadêmica, que exigiu, realmente, do aluno o hábito de leitura, [que exigiu] um aluno antenado, com senso crítico e que esteja atualizado”, afirma a coordenadora.
Mesmo nas disciplinas de exatas, como Matemática e Física, os enunciados foram marcados por textos longos, mas com resoluções simples, segundo Antunes. “Foram questões possíveis do aluno fazer sem nenhuma preocupação”, analisa.
“Em Matemática, o exame seguiu uma linha semelhante à do ENEM, priorizando questões de porcentagem, funções e interpretação de tabelas e dados. Também apareceram questões envolvendo geometria e proporcionalidade, além de uma interdisciplinar com Geografia e Trigonometria”, avalia Julia Brazil, coordenadora pedagógica do Poliedro Curso. Temas como probabilidade e análise combinatória não foram cobrados nesta fase, mas podem surgir na segunda, segundo a professora.
Em todas as disciplinas, questões relacionadas à inteligência artificial e tecnologias recentes estavam presentes, e muitos enunciados traziam elementos interdisciplinares.
“Em todas as disciplinas, tivemos pelo menos uma, e em alguns casos até mais, questões que relacionavam conhecimentos de diferentes áreas. No caso específico desta edição, essa interdisciplinaridade foi muito positiva. Em muitas das questões, não se tratava apenas de abordar um tema de outra disciplina, mas realmente de exigir o domínio de conteúdos de duas ou mais áreas simultaneamente”, avalia Viktor Lemos, diretor geral do Curso Anglo.
Para a coordenadora, a prova de língua portuguesa exigiu competência linguística do aluno, com interpretação de textos consagrados com gramática aplicada. “O aluno que está muito bem preparado conseguia fazer as analogias com tranquilidade”, afirma Antunes.
Uma novidade foi o uso de romance em quadrinhos nas questões 1 a 5 (versão 1). “Essa escolha contribuiu para torná-la bastante diferente dos anos anteriores, reforçando o caráter interdisciplinar e inovador da prova”, diz Lemos.
Já a prova de Inglês manteve as características dos anos anteriores, com diferentes gêneros textuais e temas relacionados ao Brasil. O mesmo aconteceu em Filosofia e Sociologia. “Essas três disciplinas mantiveram o padrão dos anos anteriores, mas dentro de uma abordagem contemporânea”, avalia o diretor.
Outro destaque da prova foi a menção à engenheira agrônoma brasileira Mariângela Hungria, cujo trabalho foi premiado com o Prêmio Mundial da Alimentação — conhecido como “Nobel da Agricultura” — em maio deste ano. As pesquisas comandadas por Hungria deram origem a tratamentos biológicos para sementes que aumentaram significativamente a produtividade da agricultura no Brasil.
“De modo geral, a Unesp apresentou uma prova intelectualmente exigente, culturalmente rica e socialmente consciente. O exame valorizou a interpretação, o raciocínio aplicado e a integração entre cultura, ciência e sociedade, consolidando-se como uma avaliação que privilegia a seleção de candidatos críticos, criativos e comprometidos com a realidade contemporânea”, afirma Brazil.
Menor abstenção desde 2019
A primeira fase do vestibular da Unesp 2026 registrou o menor índice de abstenção desde o exame aplicado em 2019 (Unesp 2020). A informação foi divulgada pela Fundação Vunesp.
No total, foram 65.208 inscritos para o vestibular deste ano. Desse montante, 60.760 pessoas (93,2%) compareceram aos locais de prova, enquanto 4.448 (6,8%) estavam ausentes, segundo balanço divulgado na tarde deste domingo. A prova foi realizada em 35 cidades.
Os 65.208 inscritos brigam por 5.867 vagas em 136 cursos, espalhados por 34 campi em 24 cidades de São Paulo. Metade das vagas vai para alunos de escola pública, com 35% das reservas a quem se declara preto, pardo ou indígena — incluindo as 934 do Provão Paulista.
Gabarito oficial
O gabarito oficial da Unesp 2026 já está disponível para conferência no site da Vunesp. Ao acessar a Área do Candidato, o vestibulando consegue ver o gabarito de acordo com a versão da prova que realizou.
Os resultados da primeira fase serão divulgados em 28 de novembro. A segunda fase do Vestibular Vunesp 2026 será aplicada dia 7 e 8 de dezembro, a serem realizadas em 35 cidades, incluindo 31 municípios em todas as regiões do Estado de São Paulo, além de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).