O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre a morte do escritor Luis Fernando Verissimo, na manhã deste sábado (30).
Lula apontou que Verissimo foi “um dos maiores nomes de nossa literatura e do nosso jornalismo”.
“Dono de múltiplos talentos, cultivou inúmeros leitores em todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances. Criou personagens inesquecíveis, a exemplo do Analista de Bagé, As Cobras e Ed Mort”, postou o presidente em suas redes sociais.
“Sua descrição bem-humorada da sociedade ganhou espaço nas livrarias e na TV, com a Comédia da Vida Privada. E, como poucos, soube usar a ironia para denunciar a ditadura e o autoritarismo; e defender a democracia. Eu e Janja deixamos o nosso carinho e solidariedade à viúva Lúcia Veríssimo – e a todos os seus familiares”, finalizou Lula.
A morte do escritor
O escritor morreu, aos 88 anos, neste sábado (30), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Em nota, o Hospital Moinhos de Vento, onde o autor estava internado, informou que a causa da morte foram complicações decorrentes de uma pneumonia.
Ele estava internado desde o dia 11 de agosto, com um quadro grave da doença. Durante o período, Verissimo ficou na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em estado de saúde considerado grave.
Verissimo era casado com Lúcia Helena Massa desde 1964. Juntos, eles tiveram três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana.