A Ucrânia realizará consultas com os Estados Unidos na Suíça sobre o fim da guerra contra a Rússia, no domingo (22) disse um alto funcionário de segurança ucraniano, neste sábado (22).
“…Estamos iniciando consultas entre altos funcionários da Ucrânia e dos Estados Unidos sobre os possíveis parâmetros de um futuro acordo de paz na Suíça”, escreveu Rustem Umerov, secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, no Telegram.
“Agradecemos a participação do lado americano e sua disposição para negociações substanciais”, acrescentou.
Umerov editou a publicação, sem dar qualquer justificativa, após uma versão anterior afirmar que as negociações seriam realizadas “com a participação de parceiros europeus”.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aprovou a composição da delegação para as negociações, que será liderada pelo chefe de seu gabinete e inclui altos funcionários da segurança, segundo um comunicado divulgado por seu gabinete no Telegram.
Ele também aprovou as instruções para as negociações.
“A Ucrânia jamais será um obstáculo à paz, e os representantes do Estado ucraniano defenderão os legítimos interesses do povo ucraniano e os fundamentos da segurança europeia”, afirmou o comunicado da presidência.