A polícia da Turquia prendeu 115 suspeitos de pertencerem ao Estado Islâmico em operações coordenadas em todo o país, devido a alegados planos relacionados com as celebrações de Natal e Ano Novo.
Mandados de prisão foram expedidos para 137 suspeitos depois que investigadores determinaram que agentes do grupo estavam planejando ataques na Turquia durante o período de férias, informou a Procuradoria de Istambul em um comunicado nesta quinta-feira (25).
“Foram encontradas informações de que a organização terrorista armada ISIS [sigla do Estado Islâmico em inglês] planejava realizar ações contra o nosso país, especialmente contra indivíduos não muçulmanos, no âmbito dos eventos de Natal e Ano Novo que se aproximam”, diz o comunicado.
“Eles estiveram em contato com zonas de conflito no âmbito das atividades de organizações terroristas”, acrescentou o comunicado.
A polícia realizou operações simultâneas de prisão, busca e apreensão em 124 endereços, confiscando pistolas, munição e o que as autoridades descreveram como documentos organizacionais.
As operações para prender os 22 suspeitos restantes estão em andamento, disseram os promotores.
A Turquia intensifica rotineiramente operações antiterroristas de grande alcance durante os feriados de fim de ano, especialmente desde o ataque do Estado Islâmico à boate Reina, em Istambul, em 2017, durante as comemorações de Ano Novo, que matou dezenas de pessoas.
As autoridades informaram que mais informações serão divulgadas conforme a investigação prosseguir.