O tufão Kalmaegi deixou pelo menos cinco mortos e causou danos generalizados após atingir a costa central do Vietnã na noite de quinta-feira (6).
Três das mortes foram registradas na província de Dak Lak, enquanto as outras duas ocorreram na província vizinha de Gia Lai.
O fenômeno também trouxe chuvas torrenciais e ventos fortes para a cidade costeira de Quy Nhon e regiões vizinhas, arrancando árvores, danificando telhados e quebrando janelas de edifícios em diversas localidades.
Segundo informações preliminares das autoridades locais, 52 casas desabaram e outras 2.593 foram danificadas em toda a região.
Foram relatados cortes de energia, água e internet na maioria das áreas de Quy Nhon, juntamente com graves interrupções no trânsito.
As autoridades locais continuam avaliando os danos e realizando os trabalhos de recuperação.
O governo vietnamita mobilizou cerca de 350 mil moradores de 100 mil famílias das áreas costeiras, onde as escolas foram fechadas e a maioria das lojas também.
Segundo o Ministério da Agricultura e do Meio Ambiente do país, o tufão enfraqueceu para uma tempestade tropical na manhã de sexta-feira (7), antes de se dissipar ainda mais em uma área de baixa pressão sobre o sul do Laos.
O Kalmaegi deixou um rastro de destruição ao passar pelas Filipinas, reduzindo bairros inteiros a escombros e desalojando milhares de pessoas.
A tempestade foi o tufão mais mortal a atingir o país este ano, causando pelo menos 114 mortes, com 127 ainda desaparecidas — a maioria na província de Cebu, um importante destino turístico.