Trump sussurra a Macron: Putin “quer fazer um acordo por mim”

Antes da reunião multilateral com líderes europeus na Casa Branca nesta segunda-feira (18), o presidente dos EUA foi flagrado em um microfone aberto dizendo que Vladimir Putin quer chegar a uma resolução para a guerra por ele.

No encontro, o líder ucraniano afirmou que a discussão de incluiu planos para Kiev comprar US$ 90 bilhões em armas americanas por meio de financiamento europeu, como parte das garantias de segurança do país.

Outra parte das garantias envolveria a fabricação de drones pela Ucrânia, alguns dos quais seriam adquiridos pelos EUA. Zelensky disse ter tido uma longa discussão com Trump sobre um mapa exposto no Salão Oval mostrando os territórios ucranianos capturados pela Rússia.

No entanto, a redesenho do território ucraniano não foi discutida, disse o chefe da Otan, Mark Rutte, já que os líderes concordaram que este é um assunto para Zelensky discutir em uma possível reunião trilateral envolvendo a Rússia.

Trump afirmou nas redes sociais que começou a organizar um encontro entre Putin e Zelensky. Após a reunião bilateral, ele afirmou que trabalhará em um encontro trilateral. O presidente ucraniano, em entrevista coletiva, disse estar pronto para “qualquer formato” de encontro com o presidente russo.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *