O presidente Donald Trump disse nesta quarta-feira (5) que acha que Zohran Mamdani deveria procurá-lo, recusando-se a dizer se planeja falar com o prefeito eleito de Nova York.
“Eu diria que ele deveria entrar em contato conosco”, disse Trump em entrevista à Fox News. “Sinceramente, acho que ele deveria procurar. Estou aqui. Vamos ver o que acontece, mas eu acho que seria mais apropriado ele entrar em contato conosco.”
A CNN informou mais cedo na quarta-feira que Trump não havia procurado o prefeito eleito nem sua equipe após a eleição na noite anterior.
Questionado por Kaitlan Collins na Casa Branca, no mês passado, se se encontraria com Mamdani caso ele vencesse na terça-feira (4), Trump respondeu: “Sim, eu falaria com ele. Acho que teria a obrigação de falar com ele, mas veja, eu amo Nova York. Sempre amei Nova York. Só não consigo acreditar que algo assim esteja acontecendo.”
Mas nesta quarta-feira, Trump criticou Mamdani, dizendo que o discurso do socialista democrata na noite da eleição “foi um discurso muito raivoso – certamente raivoso em relação a mim.”
“E acho que ele deveria ser muito gentil comigo”, acrescentou Trump. “Você sabe, eu sou quem precisa aprovar muitas coisas que chegam até ele, então ele já começou mal.”
Trump já havia ameaçado anteriormente congelar o financiamento federal para a cidade caso Mamdani vencesse.