Trump: Resposta de príncipe saudita sobre Acordos de Abraão foi “positiva”

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira (18) que recebeu uma “resposta positiva” do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman sobre os Acordos de Abraão

Os acordos, que normalizam as relações entre os Estados árabes e Israel, são a principal conquista da política externa de Trump em seu primeiro mandato.

Agora, a Casa Branca busca ampliar o número de países signatários.

Os acordos permitiram que Israel normalizasse relações com os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e outros países — e recentemente, o Cazaquistão.

Os EUA agora tentam avançar na normalização das relações entre Israel e a Arábia Saudita, mas Riad deixou claro que isso só acontecerá se houver um caminho viável para a criação de um Estado palestino, algo abertamente rejeitado pelo governo israelense.

 

O príncipe bin Salman afirmou nesta terça-feira (18) que a Arábia Saudita “deseja fazer parte dos Acordos de Abraão”, mas “também queremos ter certeza de que garantimos um caminho claro para a solução de dois Estados”.

“Hoje tivemos uma conversa produtiva com o presidente (Trump), na qual trabalharemos para garantir que possamos criar as condições adequadas o mais rápido possível para que isso aconteça”, acrescentou o príncipe bin Salman.

O presidente americano disse que sua conversa com o príncipe bin Salman sobre os acordos foi muito boa.

“Conversamos sobre um Estado, dois Estados, sabe, conversamos sobre muitas coisas. Em breve, discutiremos isso mais a fundo, mas acho que vocês têm uma impressão muito positiva dos Acordos de Abraão.”

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *