O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, disse nesta quarta-feira (22) que o presidente dos EUA, Donald Trump, era a única pessoa que “poderia abrir” um canal de comunicação com o líder russo Vladimir Putin em meio à guerra na Ucrânia.
“Em fevereiro, ele começou a dialogar com o presidente Putin. E acho que ele foi o único que realmente conseguiu abrir esse canal de comunicação”, disse Rutte após uma reunião com Trump na Casa Branca.
O governo Trump impôs sanções às duas maiores empresas petrolíferas da Rússia e pediu que Moscou concordasse com um cessar-fogo imediato.
Questionado se as sanções do governo Trump seriam suficientes, Rutte disse a Jake Tapper, da CNN: “Vocês podem mudar o cálculo de Putin. Vocês podem mudar a maneira como ele quer acabar com a guerra. E acho que, pelo que discutimos hoje, e com o presidente e eu concordamos plenamente, é necessária uma pressão constante.”
O chefe da aliança militar acrescentou que o relacionamento entre os Estados Unidos e a Otan “nunca esteve melhor graças ao presidente Trump”, acrescentando que os países europeus estão se engajando sob a liderança do republicano.