Trump diz que se reunirá com María Corina na próxima semana

O presidente dos EUA, Donald Trump, indicou nesta quinta-feira (8) que a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, visitará Washington na próxima semana.

Durante uma entrevista ao programa “Hannity”, da Fox News, Trump foi questionado se planejava se reunir com Machado após os ataques dos EUA à Venezuela, que resultaram na captura do presidente Nicolás Maduro.

“Bem, eu sei que ela virá na próxima semana e estou ansioso para cumprimentá-la”, respondeu Trump.

A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de mais detalhes sobre a reunião.

Este será o primeiro encontro de Trump com Machado, que afirmou no início desta semana que não conversava com o líder americano desde que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em outubro.

O futuro da governança do país sul-americano permanece incerto. No fim de semana, Trump descartou a ideia de trabalhar com Machado, dizendo que “ela não tem apoio nem respeito dentro do país”.

Trump disse à Fox News que levará tempo para que o país sul-americano, atualmente liderado pela presidente interina Delcy Rodríguez, chegue a um ponto em que possa realizar eleições.

“Temos que reconstruir o país. Eles não conseguiriam realizar eleições […] Eles nem saberiam como realizar eleições agora”, disse ele.

A Venezuela, membro da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), é uma das maiores produtoras de petróleo.

Sua indústria tornou-se um ponto central do governo Trump, com um alto funcionário dizendo à Reuters que as vendas de petróleo para os Estados Unidos começarão imediatamente com um carregamento inicial de aproximadamente 30 a 50 milhões de barris e continuarão indefinidamente.

Trump disse que se reunirá com executivos do setor petrolífero na Casa Branca nesta sexta-feira (9). Essas empresas petrolíferas, segundo o presidente, desempenharão um papel fundamental na reconstrução da indústria petrolífera da Venezuela.

“Eles vão reconstruir toda a infraestrutura petrolífera. Vão investir pelo menos US$ 100 bilhões, e o petróleo que eles têm é incrível, de uma qualidade e quantidade inacreditáveis”, disse ele.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *