Trend “foto studio”: confira um tutorial para criar sua imagem com IA

Os usuários da web criaram uma nova trend que usa as ferramentas de criação e alteração de imagens dos chatbots de inteligência artificial (IA) para transformar o visual de registros reais e compartilhar nas redes sociais.

A tendência da vez é modificar fotos comuns e inserir quem aparece nela em uma produção típica de estúdios profissionais, dando o nome da trend, de “foto studio”. Essa é mais uma onda que surgiu com a popularização das IAs — como as da Polaroid, do Studio Glibi, de transformar pet em crianças, do Action Figure, entre outras.

Para produzir as imagens no estilo estúdio, os softwares mais usados são o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, chatbot de inteligência artificial do Google.

Basta entrar na página inicial da ferramenta, enviar uma foto da pessoa que será transformada e escrever as instruções para que a nova imagem seja gerada. Alguns dos usuários estão compartilhando o texto utilizado, como o citado abaixo.

Caso o usuário deseje alterar algum aspecto de sua novo foto, as instruções podem ser mudadas e as características serão alteradas na produção final.

Exemplo de prompt

  • Faça um retrato pessoal de alta gama, ultra realista da pessoa na foto fornecida, preservando sua fisionomia, idade aparente, gênero, tom de pele, cabelo, olhos e expressão únicos. Sem distorção de rasgos, sem mudanças de idade ou gênero, sem pele plástica, sem roupa inventada, salvo o substituto indicado, sem dedos extras ou ausentes, sem ruído, sem textos e marcas de água – texturas fotorrealistas de pele, cabelo e tecido;
  • Iluminação: contraluz muito potente e cálido, provavelmente com um amarelo/laranja, que banha o contorno do cabelo. Uma fonte secundária fria (luz azul/verde) ilumina rosto e parte do ombro, criando um contraste de cores complementares (cálido no cabelo, frio na pele) fundo é completamente escuro, o que está totalmente a la cálido-frio. O resultado é dramático, cinematográfico e com um toque etéreo;
  • Quaresma: Lente fijo (prime), entre 50mm e 85mm em formato full frame. Isso se deduz pela compreensão suave do rosto e dos ombros, típica das lentes de retrato. Abertura ampla (f/1.4 – f/2.8);
  • Estilo fotográfico: Retrato artístico com forte intenção dramático.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *