Será demolido na manhã deste domingo (25), a partir das 10h, o primeiro hotel de luxo construído em Brasília, capital federal do país.
Inaugurado em 1973, o Torre Palace funcionou em Brasília por 40 anos, com 140 acomodações e 14 andares. O hotel possuía classificação de quatro estrelas e foi abandonado em 2013, após os filhos do falecido proprietário, o empresário libanês Jibran El-Hadj, entrarem em disputa pela herança do empreendimento.
A implosão do hotel será coordenada por uma operação integrada entre a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Distrito Federal e a Defesa Civil, além de outros órgãos do GDF (Governo do Distrito Federal).
Os hotéis Brasília Tower Hotel, LET’s Idea Brasília Hotel e Nobile Suites Monumental, localizados no raio de 100 metros do edifício a ser implodido, serão evacuados entre 6h e 8h. Já as áreas entre 100 e 300 metros terão permanência interna obrigatória a partir das 8h.
Além disso, haverá interdição total de vias e retirada de veículos a partir das 15h de sábado (24), bloqueio da via N1 desde as 6h de domingo e da S1 entre 9h30 e o fim da implosão.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará a segurança e o controle de acesso; o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), os alertas e o apoio operacional; o Detran-DF, os bloqueios e a retirada de veículos; o Samu atuará em emergências médicas; e a Neoenergia e a Caesb realizarão desligamentos preventivos de energia e água.
O cronograma prevê alertas sonoros às 9h57, 9h58 e 10h, com a detonação logo após, e liberação gradual do perímetro a partir das 10h30, caso sejam confirmadas as condições de segurança. A população deve evitar a região, respeitar os bloqueios e seguir as orientações das autoridades.
Novo empreendimento
A implosão será realizada pela empresa RVS Construções, mas o novo edifício ainda não teve uma empreiteira definida. Redes internacionais têm apresentado propostas para gerenciar o empreendimento.
O Torre Palace foi comprado por um grupo que pretende construir um novo hotel no local. A expectativa é que sejam construídos entre 230 e 250 apartamentos, distribuídos em 16 andares, no novo edifício.
“É um produto entre 230 e 250 apartamentos, suítes grandes, com investimento significativo, áreas nobres e restaurante de padrão internacional Michelin”, declarou o empresário Marcos Cumagai, integrante do grupo comprador.
Segundo Cumagai, a meta é inaugurar o novo hotel em até três anos.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo