O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (28) que o governo federal está empenhado para buscar uma resolução para a tarifa de 50% anunciada por Donald Trump ainda nesta semana e que o plano de contingência para auxiliar os empresários afetados está sendo elaborado.
A sobretaxa foi confirmada pelo governo dos EUA para sexta-feira (1º).
“O plano de contingência está sendo elaborado, bastante completo e bem feito, mas todo empenho nesta semana é para buscarmos resolver o problema. Estamos permanentemente no diálogo”, disse.
O plano de contingência foi finalizado pelos técnicos do governo na última quinta-feira (24) e deve contar com uma linha de crédito para os empresários mais afetados. A ideia é que o documento seja apresentado para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta semana.
Alckmin ainda afirmou que o governo continua dialogando com autoridades americanas no nível “institucional”, sem especificar quais são esses representantes.
Até o momento, houve apenas uma conversa entre integrantes do alto escalão dos dois governos.
A quatro dias da entrada em vigor da tarifa, a diplomacia brasileira ainda relata dificuldades para encontrar um canal de negociação com os Estados Unidos.
Sobre uma possível ligação do presidente Lula a Donald Trump, Alckmin afirmou que não conversou com Lula sobre o assunto.