O ataque a tiros ocorrido no domingo (28) na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Grand Blanc, Michigan, é o mais recente ataque a um local de culto nos Estados Unidos. Pelo menos duas pessoas morreram e oito, incluindo crianças, ficaram feridas.
Ataque a tiros em Minneapolis
Pouco mais de um mês atrás, em 27 de agosto, um atirador disparou pelas janelas de uma igreja em Minneapolis, matando duas crianças e ferindo outras 14 pessoas, além de três paroquianos idosos, enquanto oravam. A atiradora, Robin Westman, de 23 anos, formou-se na escola em 2017 e morreu no local por um ferimento autoinfligido.
Incêndio criminoso em sinagoga da Flórida
Em 19 de setembro, poucos dias antes do Rosh Hashaná, um homem de 31 anos supostamente ateou fogo a uma sinagoga no sudoeste da Flórida. O suspeito foi acusado de incêndio criminoso e de vandalismo contra uma igreja, sinagoga, mesquita ou objeto religioso – ambos crimes graves.
EUA registram 324 ataques a tiros neste ano
Até a tarde de domingo, já houve pelo menos 324 ataques a tiros em massa neste ano, de acordo com o Gun Violence Archive, que, assim como a CNN, define um ataque a tiros em massa como aquele em que quatro ou mais pessoas — excluindo o atirador — são baleadas.
O ataque de domingo na igreja em Michigan ocorreu menos de 24 horas após outro ataque a tiros em massa: durante a madrugada, um atirador abriu fogo em um bar à beira-mar em Southport, Carolina do Norte, matando três pessoas e ferindo pelo menos outras oito.