Após 16 anos de espera, o Corinthians pode, enfim, gritar “campeão” da Copa do Brasil. O título da temporada 2025 veio neste domingo (21) após vitória por 2 a 1 sobre o Vasco em um Maracanã com mais de 67 mil torcedores.
Os gols da conquista corintiana saíram dos pés de Yuri Alberto, no primeiro tempo, e Memphis Depay, na etapa final. Nuno Moreira foi o autor do gol vascaíno.
Quatro títulos do Timão no currículo
A última vez que o Corinthians havia levantado o troféu da competição foi na temporada 2009. De lá para cá, o Corinthians amargou dois vices: em 2018 e 2022.
Agora com quatro canecos, o Corinthians se iguala ao rival Palmeiras na lista de maiores campeões do torneio. Grêmio e Flamengo têm cinco, enquanto o Cruzeiro acumula seis troféus.
O jogo
Em um primeiro tempo bastante agitado, o Vasco foi o dono da bola nos minutos iniciais, mas viu o Corinthians balançar as redes logo na primeira grande chance da partida.
Aos 18 minutos, Matheuzinho acertou um cruzamento preciso para Yuri Alberto, que dominou a bola e tirou Léo Jardim da jogada, abrindo o placar.
O gol acabou soltando o Timão na partida, e Yuri Alberto por pouco não marcou o segundo aos 25 minutos. O camisa 9 ficou cara a cara com o goleiro vascaíno, mas mandou a bola para longe.
O Vasco precisava reagir e dar a resposta ao seu torcedor que lotou o Maracanã. Philippe Coutinho, aos 35, quase deixou tudo igual no duelo, mas o gol de empate sairia cinco minutos mais tarde.
Aos 40, após erro de Raniele, Andrés Gómez avançou pela esquerda cruz-maltina e colocou a bola na cabeça de Nuno Moreira, que estufou as redes de Hugo Souza.
O segundo tempo iniciou com o Vasco procurando mais as jogadas agudas, enquanto a zaga de Dorival Júnior, bem postada, brecava o ímpeto cruz-maltino.
O duelo também contou com confusões e empurrões aos 10 minutos, com jogadores do Corinthians reclamando de um possível soco de Thiago Mendes. Mas foi só a bola rolar que o Timão voltou a balançar as redes.
Em linda jogada iniciada por Breno Bidon, Matheuzinho achou Yuri Alberto na outra ponta do campo, que tocou para Memphis Depay, então sumido do jogo, empurrar para o gol aos 17 minutos.
A partir daí, o jogo se resumiu em um Vasco indo para cima, pressionando e forçando jogadas na entrada da área, enquanto o Corinthians buscava segurar o resultado.
Nos acréscimos, o Vasco ainda teve chances reais de empatar o duelo. Aos 47 minutos, Rayan acertou uma batida fortíssima e obrigou Hugo Souza a espalmar a bola. Um minuto depois, GB teve um último suspiro na área, mas isolou a bola.
O Corinthians passou sufoco após o gol e foi empurrado pelo Vasco para sua área, mas se segurou como pôde e conseguiu administrar o resultado até o apito final, soltando o grito que estava entalado há bastante tempo.