O ex-campeão do Australian Open, Stan Wawrinka, fez uma emocionante reviravolta, virando o jogo após perder o primeiro set e derrotando o sérvio Laslo Djere por 5-7, 6-3, 6-4, 7-6(4) nesta segunda-feira (19).
Wawrinka, que conquistou três títulos de Grand Slam durante a era de ouro de Roger Federer, Rafa Nadal e Novak Djokovic, está fazendo sua última aparição no Australian Open como um convite, após anunciar que 2026 será sua última temporada no circuito da ATP.
Apesar de um início lento, o suíço de 40 anos voltou à vida após perder o primeiro set. Ele conquistou sua primeira vitória em Grand Slam desde Wimbledon 2024 e sua primeira em Melbourne desde 2021, recebendo uma ovação de pé da torcida lotada na Kia Arena.
“Foi uma longa jornada, foi incrível, com tantas memórias aqui. Foi inacreditável. A única razão pela qual volto é por causa do amor que vocês (torcedores) me dão”, disse Wawrinka, visivelmente emocionado após a vitória.
Ele acrescentou: “É meu último ano. A paixão ainda está intacta, mas já não sou mais jovem. Hoje foi incrível, é muito especial para mim entrar em um Grand Slam. É a razão pela qual treino duro com minha equipe toda pré-temporada e todos os dias – para ter a chance de competir com os melhores jogadores do mundo”.
Agora, Wawrinka enfrentará o vencedor do duelo entre Jiri Lehecka e Arthur Gea na segunda rodada, refletindo sobre a vitória histórica: “Estou tão feliz por ter vencido e ter a chance de jogar mais uma vez aqui. É minha última vez aqui e estou tentando aproveitar, mas ao mesmo tempo, estou tentando competir. Sou um competidor, então sempre vou lutar. Espero jogar mais uma boa partida“.
Cilic brilha aos 37 anos
Mais cedo, outro veterano, Marin Cilic, mostrou estar em grande forma, derrotando o alemão Daniel Altmaier por 6-0, 6-0, 7-6(3).
O croata de 37 anos arrasou nos dois primeiros sets, o que gerou especulações sobre um raro “triple bagel” no Grand Slam — vencer uma partida sem perder um game, feito alcançado por apenas cinco jogadores na Era Aberta, o último sendo Sergi Bruguera no Aberto da França de 1993.
Cilic, vice-campeão do Aberto da Austrália em 2018, estava a caminho do “triple bagel”, mas Altmaier reagiu no terceiro set, quebrando o ritmo de Cilic e encerrando uma sequência de 25 derrotas consecutivas.
A partida se tornou mais equilibrada, mas Cilic conseguiu avançar ao vencer o tiebreak e garantir a vitória.