Tarifaço afeta relação militar, diz ex-subsecretária de Defesa dos EUA

As tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos, marcadas pelo recente tarifaço, podem impactar negativamente as relações militares entre os dois países, tradicionalmente protegidas de questões políticas.

Jana Nelson, ex-subsecretária de Defesa dos EUA, afirmou, durante o WW, que a atual complexidade da situação bilateral está afetando tanto o dinamismo conjunto quanto as considerações sobre armamentos. Embora o sistema militar geralmente seja bem protegido de questões políticas, a realidade atual apresenta desafios significativos para ambos os lados.

Nelson ressalta que desde o início da guerra na Ucrânia, a relação entre os países tem se tornado mais tênue, principalmente devido à resistência brasileira em se envolver mais ativamente no conflito, conforme solicitado pelos Estados Unidos.

O cenário se complica ainda mais com a implementação do tarifaço, uma medida gerada pelo lado americano que adiciona uma nova camada de tensão às relações bilaterais, podendo afetar futuros acordos e cooperações militares entre as duas nações.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *