Tarcísio articula e oposição acredita que anistia avance na próxima semana

A atuação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e dos partidos União Brasil e PP (Progressistas) deve acelerar a votação do projeto de anistia no Congresso Nacional.

Cumprindo agenda em Brasília nessa terça-feira (2), Tarcísio ampliou a articulação nos bastidores pelo avanço do perdão aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e aos envolvidos na suposta tentativa de golpe de Estado no Congresso.

Além dos partidos que já declaram apoio público à anistia desde o início do projeto, o Progressistas demonstrou estar favorável ao tema no legislativo, além da chancela do União Brasil. Na terça (2), a federação União Progressista anunciou o desembarque oficial das duas siglas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ameaçou punir filiados que não deixarem a gestão petista.

Segundo o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), há grandes chances do texto ser pautado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), na semana que vem. O líder do PL (Partido Liberal) na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou ter convicção de que há maioria para aprovar o texto.

O PL trabalha com pelo menos 290 votos a favor ao projeto, número suficiente para aprovação do texto, que precisa de 257 votos favoráveis.

No último sábado (30), interlocutores do Palácio dos Bandeirantes afirmaram que o governador iria utilizar seu “capital político” para tratar da pauta com Hugo Motta. Em uma declaração recente, Tarcísio afirmou que “existe um ambiente favorável” ao andamento do projeto.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *