Sydney Sweeney faz primeira aparição pública após polêmica

A atriz Sydney Sweeney, 27, fez sua primeira aparição pública no último domingo (4), em Los Angeles, após polêmica envolvendo uma campanha para a marca American Eagle.

Conhecida por sua atuação na série “Euphoria”, ela participou da première do filme “Americana”, no qual interpreta uma das protagonistas. O filme acompanha várias pessoas que têm suas vidas entrelaçadas após uma rara camisa ser vendida no mercado clandestino da cidade de Dakota do Sul.

Na última semana, uma propaganda da American Eagle com a atriz viralizou nas redes sociais, e foi criticada por causa de seu teor eugenista.

O anúncio, intitulado “Sydney Sweeney Has Great Jeans” (ou “Sydney Sweeney tem ótimos jeans”), foi lançada dia 23 de julho, com alguns vídeos da atriz vestindo as peças da marca. Um dos pontos levantados pela campanha é o fato de que o slogan faz um trocadilho entre a palavra “jeans” e “genes”, principalmente pela semelhança fonética entre as palavras em inglês.

O jogo de palavras foi acusado ter cunho racial e sugerir superioridade genética, visto que a intérprete de Cassie em “Euphoria” é uma mulher branca, loira e de olhos claros.

Na propaganda, Sydney diz: “Os genes são transmitidos de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meu jeans é azul”. Até que uma voz, ao fundo, completa falando o slogan: “Sydney Sweeney tem jeans ótimos”.

A eugenia é uma pseudociência que visa a “melhoria genética dos seres humanos” e, segundo a National Human Genome Research Institute, uma “teoria imprecisa, ligada a formas históricas e atuais de discriminação, racismo, capacitismo e colonialismo”.

Até o momento, a atriz ou a American Eagle não emitiram nenhum declaração formal sobre o tema. Segundo uma publicação no Linkedin de Asheley Schapiro, vice-presidente de Marketing da empresa, ela e Sydney tiveram uma conversa prévia sobre os limites da campanha: “Perguntamos: ‘Até onde você quer ir?’ e ela deu um sorrisinho e disse: ‘Vamos, eu topo’“.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *