Sunderland e Newcastle reacendem rivalidade na Premier League após uma década

Às vésperas do primeiro clássico Tyne-Wear pela liga em quase uma década, o nono colocado Sunderland se prepara para receber o 12º colocado Newcastle, em um confronto cercado de expectativa e atenção sobre como cada equipe lidará com o clima do duelo.

Embora o Newcastle tenha vencido por 3 a 0 um confronto entre as equipes na terceira fase da Copa da Inglaterra, em janeiro de 2024, Sunderland e Newcastle não se enfrentam pela Premier League desde a temporada 2015-16, que terminou com o rebaixamento dos Magpies.

Na campanha seguinte, o Newcastle conquistou o título da Championship e garantiu retorno imediato à elite do futebol inglês. Já o Sunderland acabou rebaixado na temporada 2016-17 e permaneceu nas divisões inferiores até conquistar o acesso por meio dos playoffs na primavera passada.

Apontado por muitos como candidato ao rebaixamento, o Sunderland (6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, com 23 pontos) tem superado as expectativas em seu retorno à Premier League. Apesar da derrota contundente para o vice-líder Manchester City na rodada passada, a equipe tem apresentado bom desempenho diante dos principais times do campeonato.

Os Black Cats empataram com o líder Arsenal, o atual campeão Liverpool e o terceiro colocado Aston Villa, além de vencer o Chelsea, que ocupa a quinta posição.

“Nós viemos de jogos contra Bournemouth, Liverpool e Manchester City”, afirmou o técnico Régis Le Bris ao comentar a sequência recente.

“Jogamos contra as melhores equipes da Europa todos os fins de semana. Então, não foi tão diferente. Estamos nos preparando para este jogo com o nível certo de análise, mas, ao mesmo tempo, queremos impor o nosso jogo. Isso será muito importante”.

Artilharia e campanhas

Wilson Isidor é o artilheiro do Sunderland na temporada, com quatro gols. A equipe tem se apoiado principalmente na solidez defensiva para somar pontos: em 15 partidas pela liga, os jogos do clube somam apenas 35 gols no total.

Do outro lado, o Newcastle (6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, com 22 pontos) vive uma sequência de quatro jogos de invencibilidade na Premier League (duas vitórias e dois empates), após um início de temporada turbulento.

Nick Woltemade e Bruno Guimarães dividem a artilharia da equipe na liga, com cinco gols cada, ajudando a suprir a lacuna deixada pela saída de Alexander Isak, transferido para o Liverpool no último dia da janela. Em sua primeira temporada na Inglaterra, Woltemade, de 23 anos, está a apenas sete gols de igualar sua melhor marca anterior na Bundesliga.

Mesmo após a viagem à Alemanha no meio da semana, que terminou com um empate por 2 a 2 contra o Bayer Leverkusen pela Champions League, o técnico Eddie Howe destacou que o principal desafio será manter os jogadores mentalmente equilibrados para o clássico.

“O nível de excitação é absolutamente fundamental, porque pode ficar alto demais ou baixo demais. Não acho que alguém estará abaixo do nível para este jogo, mas encontrar o ponto em que os jogadores rendem o melhor possível é o meu desafio”, disse Howe.

“Claro que não queremos que eles pensem demais. É um jogo muito importante, mas precisamos focar na nossa performance. Tudo isso será decisivo”.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *