Ao passo em que “Stranger Things” se encaminha para a conclusão da jornada de Onze (Millie Bobby Brown), Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo), Lucas (Caleb McLaughlin) e Will (Noah Schnapp), relembrar os acontecimentos que precedem a batalha final é fundamental.
A série chega ao fim após quase 10 anos, com o lançamento da quinta e última temporada na quarta-feira (26).
Para quem deseja relembrar a história, a CNN separou os principais acontecimentos da quarta temporada.
Relembre as histórias da primeira, da segunda temporada e da terceira temporada.
Relembre a quarta temporada de “Stranger Things”
A quarta temporada de “Stranger Things” é a mais longa e densa da série e prepara os personagens para a batalha final. Oito meses se passaram desde os últimos acontecimentos. Joyce, Will, Jonathan e Eleven ainda moram na Califórnia. Em Hawkins, Mike, Dustin e Lucas se juntaram a um grupo de Dungeons & Dragons liderado por Eddie Munson (Joseph Quinn), chamado Hellfire Club.
Max terminou com Lucas e ainda está sofrendo com a morte de Billy. Durante as férias, Mike viaja para a Califórnia para visitar Eleven. Na luta contra o Devorador de Mentes, a menina acabou perdendo os poderes.
A temporada foca em mostrar Vecna (Jamie Campbell Bower) surgindo como um novo vilão que mata jovens em Hawkins para abrir portais do Mundo Invertido.
Suas primeiras vítimas são Chrissy (Grace Van Dien) e Fred (Logan Riley Bruner), o que leva o grupo a investigar a origem do monstro. Max, ainda traumatizada pela morte do Billy, percebe que é a próxima e quase morre, mas é salva quando seus amigos descobrem que a música pode ser forte aliada para quebrar o transe — no caso dela, “Running Up That Hill”, de Kate Bush, sua canção favorita.
Paralelamente, Eleven, é levada pelo Dr. Owens, que trabalhou no laboratório, a um abrigo em Nevada para tentar recuperar seus poderes, onde reencontra Brenner. Lá, ela revive suas memórias do laboratório e descobre que o misterioso enfermeiro que a ajudava quando criança era Henry Creel, a primeira criança com poderes psíquicos que se teve registro. Ele assassinou a própria família ainda jovem e depois, mais velho, iniciou um massacre no laboratório. Ao tentar impedi-lo, Eleven o lançou ao Mundo Invertido, onde ele se transformou em Vecna.
Jason, namorado de Chrissy, culpa Eddie e incita a cidade contra o “Hellfire Club”. Durante uma nova incursão ao Mundo Invertido, Nancy tem visões de Vecna destruindo Hawkins quando quatro portais forem abertos. Só faltaria matar uma pessoa, já que um amigo de Lucas acabou morrendo, também, ao longo dos episódios.
Enquanto isso, Joyce e Murray viajam até a Rússia e resgatam Hopper, que estava preso e sendo forçado a lutar contra criaturas do Mundo Invertido. Eles destroem monstros na prisão para enfraquecer Vecna, já que todos compartilham de uma consciência coletiva.
Com Max ainda marcada por Vecna, o grupo cria um plano final: ela serviria de isca enquanto os outros atacariam o covil do vilão no Mundo Invertido. Eddie toca guitarra para afastar morcegos e acaba morrendo. Eleven, em transe dentro da mente de Max, enfrenta Vecna. No covil, Nancy, Steve e Robin o incendiam e o atacam até ele cair — mas seu corpo desaparece.
Vecna consegue matar Max por alguns segundos, o que completa o quarto portal e abre enormes fendas que destroem parte de Hawkins. Eleven a traz de volta, mas Max entra em coma.
Dois dias depois, Hawkins está devastada e as mortes são atribuídas a um terremoto. Eddie é injustamente visto como culpado, e Max permanece hospitalizada. Hopper se reencontra com Eleven, e Will revela que consegue sentir que Vecna está ferido, porém ainda vivo.