A Grande São Paulo amanheceu, pelo quinto dia consecutivo, com cerca de 160 mil imóveis sem energia elétrica neste domingo (14). Moradores sofrem com a falta de luz desde terça-feira (9), quando um ciclone extratropical atingiu o estado.
Em nota enviada à CNN Brasil no sábado (13), a concessionária de energia elétrica Enel afirmou que irá restabelecer o fornecimento para os clientes afetados em São Paulo até o fim deste domingo (14). Nesta manhã, a companhia informou que o prazo está mantido.
Desde segunda-feira (8), foram registrados mais de 1.600 chamados para queda de árvores, o que contribuiu para a queda de energia em diversas localidades. Na região abastecida pela empresa, cerca de 2,2 milhões de clientes chegaram a ficar sem luz nos dias 10 e 11, considerados picos da crise.
Segundo a Enel, há certas regiões em que o restabelecimento é mais complexo por envolver a reconstrução da rede, substituição de postes, transformadores e, em alguns casos, a recondução de cabos quilométricos.
Ciclone e ventania deixam mais de 2,2 milhões de pessoas sem energia em SP
Clientes protestam
Moradores de diversas regiões da Grande São Paulo realizaram protestos contra a Enel entre a última sexta-feira (12) e sábado (13). No sábado, 350 mil clientes ainda estavam sem luz.
Imagens mostram cidadãos do Bixiga, na região central da capital paulista, em passeata pelo bairro. No vídeo, o grupo anda pelas ruas da região, que está tomada pela falta de energia.
Clientes relataram à CNN Brasil que entraram em contato com a Enel desde os momentos iniciais da queda de energia, mas que a empresa, no entanto, passava sempre novos prazos para solução e não cumpria com o determinado. Além disso, muitos foram afetados com a falta de água.
Um morador contou ainda que perdeu todos os itens de sua geladeira, contabilizando pelo menos R$ 900,00.

*Sob supervisão de Renata Souza