A definição dos potes para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 colocou as grandes seleções como cabeças de chave. O evento que vai anunciar as 12 chaves acontece nesta sexta-feira (5), às 14h (de Brasília).
Integram a lista de cabeças de chave do Mundial os nove melhores do ranking da Fifa, além dos três países que vão sediar o torneio (Estados Unidos, Canadá e México).
A última lista de melhores seleções do mundo foi anunciada pela Fifa no dia 19 de novembro. A Espanha segue na liderança, enquanto o Brasil subiu de posição e fechou em quinto lugar.
As seleções escolhidas como cabeças de chave estão no pote 1 do sorteio e “abrem” cada grupo desta Copa do Mundo.
Já está definido onde os três países que vão receber o torneio entram. O México será o cabeça de chave do grupo A, o Canadá fica no grupo B, enquanto os Estados Unidos entram no grupo D.
Os quatro melhores do ranking – Espanha, Argentina, França e Inglaterra – ficarão em chaves opostas de forma alternadas. O objetivo é manter um equilíbrio a partir do mata-mata.
Além disso, as seleções não poderão enfrentar rivais do mesmo continente. Brasil e Argentina, por exemplo, não poderão encarar Uruguai, Colômbia, Equador, Paraguai e, possivelmente, a Bolívia.
A única exceção fica por conta da Europa. Cada grupo poderá ter até duas seleções da Uefa.
As seleções cabeças de chave da Copa
- Estados Unidos (país-sede)
- Canadá (país-sede)
- México (país-sede)
- Espanha (1º no ranking da Fifa)
- Argentina (2º no ranking da Fifa)
- França (3º no ranking da Fifa)
- Inglaterra (4º no ranking da Fifa)
- Brasil (5º no ranking da Fifa)
- Portugal (6º no ranking da Fifa)
- Holanda (7º no ranking da Fifa)
- Bélgica (8º no ranking da Fifa)
- Alemanha (9º no ranking da Fifa)