Sheinbaum se torna 1⁠ª presidente do México a fazer grito da independência

A presidente Claudia Sheinbaum fez história na segunda-feira (15) como a primeira mulher a liderar a cerimônia do Dia da Independência do México, proferindo o tradicional “Grito de Dolores” da sacada do Palácio Nacional.

Sheinbaum tocou o sino cerimonial às 23h, no horário local, e homenageou os heróis do México, incluindo as figuras importantes da independência Miguel Hidalgo e José María Morelos, bem como heroínas anônimas, mulheres indígenas e imigrantes.

Ela também celebrou a liberdade, a democracia, a justiça e a soberania, encerrando com três gritos de “Viva México!”.

O evento, que marcou o 215º aniversário do chamado às armas de 1810, contou com a presença de milhares de pessoas na praça principal da Cidade do México.

Sheinbaum, que assumiu o cargo em outubro de 2024, estava acompanhada apenas por seu gabinete e o marido, tornando a cerimônia notavelmente austera em comparação com os anos anteriores.

O evento enfatizou a inclusão e a justiça social, refletindo as prioridades do atual governo. O México conquistou a independência da Espanha em 1821, após a rebelião desencadeada pelo chamado de Hidalgo em 1810.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *