São Paulo tem chuva abaixo da média no mês de agosto pela 1ª vez desde 2020

O mês de agosto que se encerra neste domingo (31) registrou baixos índices de chuva na cidade de São Paulo. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura, choveu apenas 44,7% do esperado para o período.

São Paulo teve 13,5 milímetros de chuva, enquanto eram esperados pelo menos 30,2 milímetros para o mês.

Segundo o CGE, desde agosto de 2020 a cidade não registrava chuva abaixo da média.

As temperaturas encerraram agosto ligeiramente abaixo da média. A mínima foi de 12,4C e a máxima de 23ºC, enquanto as médias são de 13,4ºC e 24,3ºC.

Sabesp reduz uso de água da Cantareira

Por conta do baixo índice dos reservatórios, o volume autorizado de retirada de água do Sistema Cantareira pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vai ser reduzido de 31 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 27.

A medida ocorreu devido a redução do nível dos reservatórios da Cantareira que registraram apenas 35,05% do seu volume útil na sexta-feira (29), menor nível em dez anos para o mês de agosto.

Para atingir o limite outorgado de 33 m³/s, a Sabesp poderá utilizar a vazão bombeada do reservatório de Jaguari, localizado na bacia do rio Paraíba do Sul, como medida de mitigação.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *