Com mais de 60 anos de carreira, o autor Manoel Carlos, 92, que morreu neste sábado (10), marcou a história da teledramaturgia brasileira com enredos que se debruçavam diante dos mais diversos conflitos familiares.
Indo além da escrita ou por usar o Rio de Janeiro como pano de fundo, outro destaque de seus folhetins se deu a partir das personagens batizadas de Helenas – mulheres de personalidades fortes que encabeçavam as tramas centrais das histórias.
Ao todo, Maneco apresentou ao público nove Helenas, sendo a primeira interpretada por Lilian Lemmertz em “Baila Comigo”, de 1981, e a última em 2014, com Júlia Lemmertz, no drama de “Em Família”.
Relembre abaixo cinco Helenas marcantes de Manoel Carlos
“Baila Comigo” – 1981
A primeira Helena de Manoel Carlos foi Lilian Lemmertz, de “Baila Comigo”, em 1981. Na trama, ela é mãe de Quinzinho e João Victor, ambos interpretados por Tony Ramos, e se vê obrigada a abandonar um deles por conta de sua origem humilde.
Apesar de se sentir culpada por ter permitido que João Victor fosse levado por Quim (Raul Cortez), Helena tem grandes sonhos para o futuro dos dois.
“Por Amor” – 1997
Em “Por Amor”, exibida em 1997, a icônica personagem foi vivida por Regina Duarte. Na obra, a atriz dava vida a uma mulher independente, que costumava agir diante do que o seu coração exigia.
Ao longo dos capítulos, Helena engravida de Atílio (Antônio Fagundes). Neste mesmo período, sua filha, Eduarda (Gabriela Duarte), também descobre a gestação.
Juntas, as duas vão para a maternidade, no entanto, a mais nova perde o bebê e Helena, em um ato de cuidado e devoção, faz a troca as crianças, afirmando que foi o seu filho que faleceu.
“Laços de Família” – 2000
Exibida em 2000, “Laços de Família” teve a atriz Vera Fischer como Helena. Dona de uma clínica de estética bem-sucedida, ela é mãe de dois filhos, Fred (Luigi Baricelli) e Camila (Carolina Dieckmann).
Ainda no primeiro capítulo, a empresária conhece o jovem médico Edu (Reynaldo Ginecchini), e logo engata um romance com ele. No entanto, pouco tempo depois, ela renuncia o amor para a filha, uma vez que estudante também se apaixona pelo rapaz.
Quando Camila é diagnosticada com leucemia, Helena, que neste período já está se envolvendo com Miguel (Tony Ramos), novamente abre mão de um romance – desta vez para engravidar de Pedro (José Mayer), verdadeiro pai da menina, com a intenção de salvar a vida da herdeira.
“Páginas da Vida” – 2006
Em Páginas da Vida, Regina Duarte recebeu a missão de interpretar, pela terceira vez, Helena, uma médica obstetra que não se realiza como mãe e, ainda no início do folhetim, vive uma crise no casamento com Greg (José Mayer).
No hospital onde trabalha, a personagem se depara com um dilema grave quando Nanda (Fernanda Vasconcellos) dá à luz uma criança com síndrome de Down, rejeitada pela avó. Completamente apegada ao bebê, Helena entra em uma disputa para adotar a criança.
“Viver a Vida” – 2009
Em 2009, Taís Araújo foi incumbida de dar vida a primeira e única Helena negra de Manoel Carlos. Na história, ela interpreta uma top model de renome internacional no auge da carreira, com quase 30 anos.
Dona de uma maturidade precoce, Helena sempre priorizou a carreira. Ao conhecer o sedutor Marcos (José Mayer) em um desfile, protagonista logo se encanta com seu cavalheirismo, decidindo abandonar a profissão para oficializar a união com ele.
Marcos, no entanto, é um empresário do ramo hoteleiro, 20 anos mais velho, e recém divorciado da ex-modelo Teresa (Lilia Cabral).