O episódio final de “Stranger Things” chegou para o público e trouxe os desdobramentos dos acontecimentos de Hawkins. Em pouco mais de duas horas, os criadores da trama, os irmãos Duffer, apresentaram o desfecho dos moradores de Hawkins após a batalha para salvar o mundo.
Confira abaixo o final de cada personagem de “Stranger Things”:
Onze/ Jane
Na 5ª temporada, Kali explica para Onze que, apesar de eles do fim dos problemas com as dimensões paralelas, elas nunca poderiam ter paz e sempre seriam alvos do exército norte-americano – que ao longo das últimas temporadas, está empenhado em capturar as adolescentes e controlar os seus poderes. Por isso, depois de conseguir impedir o fim da nossa dimensão, Onze teria escapado da emboscada do exército que a esperava no retorno do Mundo Invertido. Em uma cena repleta de lágrimas, o time de protagonistas vê que a jovem ficou no mundo paralelo enquanto a dimensão colapsa. Enquanto tudo é sugado pelo buraco negro, Onze desaparece.
Contudo, apesar de dar a entender que ela teria morrido, em uma das últimas cenas, Mike explica sua teoria de que ela teria sobrevivido e enganado seus perseguidores do exército. Segundo o adolescente, sua imagem no Mundo Invertido foi projetada por Kali e faltava um detalhe: a tatuagem de “11”. Ele analisa que a verdadeira Onze teria fugido ficando invisível e corrido para os túneis subterrâneos através da cidade. E agora, ela estaria descobrindo o mundo sozinha.
Vecna/ Um / Henry Creel
O grande vilão da trama foi morto em uma batalha coordenada em diferentes frentes. Enquanto ele está em um embate corpo a corpo com Onze no Abismo, o grupo de Hawkins ataca o Devorador de Mentes. Ao mesmo tempo, Henry é enfraquecido ao ser levado pelas crianças a enfrentar uma memória traumática de sua infância, quando mata à sangue frio um cientista e ganha seus poderes.
Com a conexão de Will com a mente coletiva, ele e Onze empalam Vecna em uma dos espinhos do interior do Devorador de Mentes. Enquanto o vilão agoniza e sangra com o corpo pendurado no ferrão, Joyce (Winona Ryder) é quem dá os golpes finais, cortando seu pescoço com um machado, em um ato que simboliza vingança por cada morte causada por ele. “Você mexeu com a família errada”, declara a matriarca dando o golpe final que decapita o vilão.
Mike Wheeler
Mike (Finn Wolfhard) se entende como escritor e decide registrar as vivências com seus amigos em um livro. Antes de se formar, ele desabafa com Hopper sobre estar vivendo o luto da perda de Onze, e tentativa de encontrar uma forma de superar o que aconteceu. Momentos depois, na colação de grau, o adolescente surge encaixando detalhes do momento que viu Onze ‘morrer‘ e parece descobrir o que na verdade aconteceu, acreditando em sua leitura otimista dos acontecimentos.
Após a partida final de “Dungeons & Dragons”, que acontece depois da formatura, ele é o responsável por narrar os acontecimentos na vida de seus amigos, e conta uma versão do que ele acredita ter acontecido com a amada – em que ela na verdade, teria fugido do exército e vive uma vida boa e segura em uma vila distante rodeada de cachoeiras.
Will Byers
No monólogo de Mike, ele explica que Will “encontra aceitação” em um outro lugar, descobrindo e aceitando sua sexualidade fora de Hawkins – após revelar se entender como gay para os amigos e a família na 5ª temporada. Apesar de não detalhar por que e nem para onde Will vai, ele surge em um bar em um encontro com um amigo.
Dustin Henderson
Após se tornar o orador da turma e realizar o sonho de Eddie Munson (Joseph Quinn) na formatura (pegar o diploma e xingar o diretor da escola), Dustin ingressa em uma universidade e segue seus estudos. Apesar de se aposentar em “Dungeons & Dragons”, a produção mostra que ele segue próximo dos amigos e é visitado na faculdade por Steve.
Max Mayfield e Lucas Sinclair
O casal finalmente consegue ter o seu encontro no cinema e terminam a trama juntos. Segundo o co-criador Matt Duffer afirma que eles estão assistindo ao filme “Ghost”, de 1990, estrelado por Demi Moore e Patrick Swayze. Sobre a vida após se formarem no ensino médio, a série não dá detalhes, apesar de dar a entender que eles seguem em Hawkins – por enquanto.
Nancy Wheeler
Diferente do que a dedicada Nancy (Natalia Dyer), ela chega a ir para a Emmerson College, em Boston, mas abandona a faculdade para trabalhar em um estágio no Boston Herald. Após o término com Jonathan, ela segue “tentando se encontrar e descobrir o que quer do mundo”, avalia Ross Duffer.
Jonathan Byers
Sempre um apaixonado por fotografias e câmeras, Jonathan ingressa na NYU e descobre que quer se tornar um cineasta, enquanto desenvolve um filme sobre anticapitalismo canibalista. Os irmãos Duffer revelaram que a ideia de dar um projeto para o personagem foi inspirada em um filme criado por eles na faculdade, “um projeto sobre um canibal que mudava de forma”. Ao aceitar reencontrar Nancy, Steve e Robin mensalmente na Filadélfia, ele vê que a casa do tio de Robin pode ser um bom cenário para sua produção.
Steve Harrington
Steve (Joe Keery) decide continuar em Hawkins e se encontra se tornando o novo treinador do time de beisebol infantil – em que passa a ser o responsável por Derek (Jake Conelly) – e também leciona Educação Sexual. Em seu monólogo final, ele diz que descobriu que adora crianças e que se dá muito bem como professor, além de ser um apaixonado pela cidade de Hawkins. Ele visita com frequência Dustin na faculdade e combina se reencontrar mensalmente com Nancy, Jonathan e Robin. Ao que ele menciona, talvez, dessa vez, tenha encontrado a garota certa.
Robin Buckley
Robin entra na Smith College em Massachusetts, e menciona que a universidade é conhecida pelos seus “estudos sobre feminismo”. Ela combina com Nancy, Steve e Jonathan que eles devem se encontrar todo mês na casa de seu “tio estranho”, na Filadélfia. A trama não dá detalhes sobre seu relacionamento com Vickie (Amybeth McNulty) nem qual o paradeiro da enfermeira.
Joyce Byers e Jim Hopper
Após a morte de Onze e conseguirem salvar o mundo, Jim e Joyce mantém o relacionamento e o oficial se aproxima mais dos Byers, se tornando presente para os filhos da parceira, Will (Noah Schnapp) e Jonathan (Charlie Heaton). Na cena final do casal, Hopper pede Joyce em casamento ( e ela aceita!) e a convida para recomeçarem a vida na cidade de Montauk, em Nova York, onde ele foi convidado para ser chefe de polícia com um aumento salarial.
Holly Wheeler, Derek Thunderbolt e as crianças sequestradas
O encontro de Derek com os grupo de protagonistas parece ter mudado sua vida. Nas cenas finais, Derek surge como parte do time de beisebol infantil e no grupo de amigos de Holly Wheeler (Nell Fisher), que agora se torna a nova geração de jogadores de “Dungeons & Dragons” do porão dos Wheeler.
Kali
Em uma emboscado armada pelo Tenente Robert Akers (Alex Breaux), Kali e Hopper são capturados e ameaçados para revelar o paradeiro de Onze. Quando o helicóptero com a “criptonita” de Kali e Onze explode, Akers teria atirado em Oito durante o impacto, acertando a bala em seu tronco.
O momento da morte de Kali fica ambíguo no final da produção. A principio, a jovem teria morrido no Laboratório de Hawkins nos braços de Onze, ao dizer que “sempre soube que seu fim seria assim”. Contudo, conforma a teoria de Mike, ela teria sobrevivido a este momento e usados seus poderes para ajudar a irmã a fugir dos militares. Ferida no Mundo Invertido, ela teria morrido durante a explosão do Buraco de Minhoca.
Ted e Karen Wheler
O casal que é duramente massacrado no Volume 1 da 5ª temporada sobrevive ao ataque. Eles aparecem durante a formatura do filho, Mike, e a mãe parece ter ficado com grandes cicatrizes de sua luta com o Demogorgon.
Murray, Sr. Clarke e Erica Sinclar
O trio não ganha destaque durante o desfecho, apesar da produção confirmar que todos seguem vivos e bem. Em sua cena final, Erica (Priah Fergundon) arma uma explosão de festim durante a formatura do irmão, Lucas. Em uma entrevista para a Netflix, Ross e Matt Duffer, dizem que, em suas percepções, Sr. Clarke (Randy Havens) voltou para sua sala de aula enquanto Murray (Brett Gelman) está “envolvido em suas próprias atividades peculiares“.